segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Combata a Dengue e Ganhe Leite

Prefeitura de Uberlândia e Governo do Estado se unem em mais uma ação de combate a criadouros do mosquito da dengue 

Na próxima quinta (25) e sexta-feira (26) será realizado em Uberlândia o evento "Combata a Dengue e Ganhe Leite", uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Gerência Regional de Saúde (GRS), em parceria com a Prefeitura de Uberlândia. A ação acontecerá das 7h30 às 14h, na avenida Solidariedade, esquina com a rua João Costa Azevedo e vai envolver a comunidade dos bairros Joana D'arc, Dom Almir e São Francisco.

Os objetos considerados criadouros do mosquito transmissor da Dengue se transformam em cupons quem valem um litro de leite longa vida. Pneus, lonas plásticas, pratinhos de plantas, latas e garrafas plásticas - tipos de criadouros identificados nos levantamentos do Índice de Infestação do Aedes aegypti feitos nos últimos anos na cidade – podem ser trocados em um caminhão estacionado na avenida.

Serão disponibilizados para a troca 4.200 litros de leite. Quem participar da iniciativa receberá mais informações sobre a doença por meio de palestras e distribuição de panfletos em um estande montado no local. Serão oferecidos ainda adesivos para veículos e jogos e brincadeiras para as crianças.  

De acordo com o coordenador do Programa Municipal de Controle da Dengue, José Humberto Arruda, a intensificação dos trabalhos de retirada de criadouros das residências e estabelecimentos nessa época é essencial para evitar uma nova infestação. "Quanto mais se elimina os criadouros menor será a presença do mosquito no período chuvoso, no próximo verão, quando a proliferação costuma ser maior. Por isso, pedimos a participação da população nesse evento que, assim como outros realizados em parceria com o Governo do Estado, fará a diferença no combate à Dengue na nossa cidade", disse. 

O material recolhido será encaminhado para dois locais distintos: os pneumáticos irão para o Ecoponto Municipal, na avendia José Andraus Gassani, 4555, Distrito Industrial, onde ficarão armazenados até serem levados pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip) às indústrias de cimento da região.

Já os plásticos e outros metais e materiais recolhidos serão destinados e doados para a Cooperativa de Recicladores de Uberlândia (CORU), onde receberão destinação adequada.

O evento "Combata a Dengue e Ganhe Leite" conta com o apoio da Rede Bretas de Supermercados e Itambé. 

Confira os materiais que podem ser trocados: 

1 pneu – vale 1 cupom
1 lona plástica – vale 1 cupom
1 prato de planta – vale 1 cupom
2 latas (exceto alumínio) – vale 1 cupom
1 sacola com latinhas de alumínio – vale 1 cupom
1 sacola com garrafas PET – vale 1 cupom
1 vaso sanitário (dispensável) – vale 1 cupom

Encontre aqui um EcoPonto em Uberlândia

via Secom PMU