segunda-feira, 18 de abril de 2011

CDL orienta lojistas a protegerem seus estabelecimentos contra incêndios

Pedro Reis/FarolCom


A entidade conta com uma Diretoria e Departamento de Seguridade e Saúde, que oferece aos associados atendimento e orientação profissional

             

O Quinto Batalhão de Bombeiros Militar fez um levantamento das ocorrências relacionadas a incêndio em lojas e galpões de Uberlândia. Em janeiro deste ano um incêndio destruiu o depósito de uma loja de móveis no bairro Martins. Em fevereiro, uma explosão no subsolo de uma instituição pública, ocasionada por aquecimento na fiação elétrica, resultou em uma explosão. Naquele mesmo mês, sete dias depois, uma caldeira de piche de uma empresa de britagem, localizada na zona rural, também explodiu, gerando grande incêndio.

O ano passado não foi diferente. Muitas lojas foram alvos de incêndios. Em abril de 2010, uma explosão nas obras de expansão do principal shopping de Uberlândia, gerou pânico em muita gente. O fogo destruiu praticamente toda a ala do local que já estava pronta. No mês seguinte, nove lojas que ficavam aglomeradas no Centro também foram prejudicadas pelo fogo e o prejuízo, sem igual. Segundo o 1º Tenente do Quinto Batalhão de Bombeiros Militar, Gilson da Costa Plácido, em 2010, 28 ocorrências referentes a incêndios foram registradas e atendidas, sendo 12 em lojas e 16 em galpões.

            Este ano, outros sete estabelecimentos pegaram fogo, sendo quatro lojas e três galpões. "As vistorias e a liberação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) que é a licença que atesta que a edificação encontra-se em condições adequadas contra incêndio e pânico para o exercício da atividade econômica da empresa, são realizadas de três em três anos, para locais de regular presença de público. Nos demais, de cinco em cinco. Após o vencimento desses prazos, o proprietário ou responsável pelo uso do local deve requerer a renovação do AVCB junto ao Corpo de Bombeiros de Minas Gerais", explicou Plácido.

            Para ajudar os associados a resguardar seus estabelecimentos, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberlândia (CDL) conta com uma Diretoria e Departamento de Seguridade e Saúde, que oferece atendimento e orientação profissional, visando proteger pessoas e patrimônios. "Com a ocorrência de qualquer sinistro, o segurado terá garantido e resguardado o ressarcimento, o que nem sempre ocorre com aqueles que sofrem prejuízos, unicamente por causa de um seguro mal feito, ou sequer feito", disse Antônio Rosa, diretor para Assuntos Saúde e Seguridade.

O presidente da CDL, Celso Vilela, alerta os lojistas a seguirem as normas preventivas de segurança e ressalta a necessidade de terem um seguro, com orientação e acompanhamento profissional. "O ideal é que os associados da CDL disponham dos serviços da Diretoria e Departamento de Seguridade e Saúde, em caráter preventivo", ressaltou.

 

Dicas importantes

 

            Além dos equipamentos necessários ao combate de incêndio e pânico, tais como extintores e iluminação de emergência em estabelecimentos com mais de 50 m², o soldado Alexandre Rocha da Silva, da 4ª Cia de Prevenção e Vistoria explica que o acesso aos extintores ou hidrantes deve ser livre. Ele também orienta que é preciso certificar se os manômetros dos extintores indicam pressurização (faixa verde ou amarela), se o aparelho não apresenta nenhum vazamento, se os bicos e válvulas da tampa estão plenamente desentupidos, e, finalmente, se toda a aparelhagem está dentro do prazo de validade. Já com relação às baterias que alimentam a iluminação de emergência, devem ser instaladas acima do piso, afastadas da parede, em local seco, ventilado e sinalizado, sendo fundamental sua periódica manutenção e revisão dos pontos de iluminação.

            Outra recomendação do soldado Alexandre é que os lojistas, preventivamente, não guardem materiais inflamáveis nas sobrelojas e nem os armazenem nos forros de seus estabelecimentos, onde geralmente se acumula muita fiação, visto que a maioria dos incêndios é ocasionada por curtos circuitos.

A Autus, revendedora da marca Chevrolet em Uberlândia se preocupa com a segurança da empresa e de seus funcionários. Os extintores são periodicamente vistoriados. A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) que deve acontecer até novembro deste ano terá um seleto cronograma de palestras. Entre as sugestões está a de convidar algum integrante do Corpo de Bombeiros para palestrar sobre os tipos de extintores, suas funções e o modo de manuseá-los é boa, informou o departamento de Recursos Humanos da concessionária.     

 

Renovação ACVB

             A 4ª Cia de Prevenção e Vistoria informa que a renovação do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) deve ser feita na Av. Floriano Peixoto, 1512, bairro Aparecida, na Seção de protocolo. Outras informações poderão ser obtidas pelos telefones (34) 3214-5274 e (34) 3212-4334.         

Alitéia Milagre | Serifa

-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.