terça-feira, 15 de março de 2011

[EncontrosPerifericos] Grito Rock América Latina e mais....

Grito Rock América Latina chega a Uberlândia com integração de linguagens artísticas
Edição local do festival integrado contempla música, teatro, cinema, literatura, artes visuais e ainda traz série de debates e oficinas no Observatório Fora do Eixo.

Nesta semana, Uberlândia se soma à rede de mais de 130 cidades de 10 países das Américas que este ano produzem o Grito Rock, maior festival integrado do mundo. Shows musicais, espetáculo teatral, cineclube, exposição de artes visuais, intervenções cênicas e poéticas, debates e oficinas ocupam, de 15 a 19 de março, o Vinil Cultura Bar, o Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a sede da Fundação de Aprendizagem e Desenvolvimento Social do Menor (FADESOM) e a Casa Verde, sede do Goma - Cultura em Movimento, Ponto de Articulação do Circuito Fora do Eixo em Uberlândia, que realiza a 5ª edição do festival integrado na cidade.

De 15 a 17 de março, a programação do Grito Rock Uberlândia começa com o Observatório Fora do Eixo (Observatório FDE), projeto que circula os Pontos do Circuito Fora do Eixo no Brasil e na América Latina, com atividades de debate e formação. Na sexta-feira, 18 de março, e no sábado, 19 de março, o Vinil Cultura Bar, recebe os shows, as intervenções cênicas, a exposição itinerante ExpoGrito e o lançamento do fanzine de poesias OrFEL. As atividades de sábado, 19 de março,  começam ainda pela tarde, com exibição gratuita d'OLuminoso - Cinema Livre no bairro Presidente Roosevelt. Ainda no sábado, acontece o Grito EnCena, ação de artes cênicas que traz espetáculo teatral e intervenções.

Observatório Fora do Eixo
Na terça-feira, 15 de março, o Observatório FDE Uberlândia inicia as atividades do Grito Rock com um Encontro de Bandas da cidade na Casa Verde, sede do Coletivo Goma. Quarta-feira, 16 de março, o projeto tem continuidade com oficina de Comunicação e Trabalho em Grupos na Internet também na Casa Verde. Na quinta-feira, 17 de março, o Grito Ambiental encerra o Observatório FDE com um debate sobre o Rio Uberabinha, no Campus Santa Mônica da UFU, focando em Biodiversidade, Cultura e Economia.
Encontro de Bandas de Uberlândia
O Observatório Fora do Eixo do Grito Rock Uberlândia começa com um Encontro de Bandas da cidade nesta terça-feira, 15 de março, a partir das 19h, na Casa Verde (Rua Johen Carneiro, 6 - Tabajaras), sede do Coletivo Goma. A ideia é conversar com os músicos da cidade sobre a gestão de suas carreiras e as novas possibilidades de circulação. Serão apresentados o funcionamento plataformas como o Toque no Brasil, rede social utilizada na curadoria do Grito Rock, a estrutura do selo Goma Discos, já com quatro lançamentos contabilizados e como ferramentas de comunicação virtual podem criar uma relação de proximidade e fidelização de público.
Oficina de Comunicação e Trabalho em Grupos na Internet
Quarta-feira, 16 de março, a partir das 19 horas, na Casa Verde, o Observatório FDE continua com a oficina de Comunicação e Trabalho em Grupos na Internet, ministrada por Débora Andrade, Coordenadora de Sustentabilidade do Coletivo Goma e gestora nacional do sistema Fora do Eixo Card. A oficina se utiliza das experiências de trabalho em rede no ambiente virtual do Circuito Fora do Eixo e mostra como otimizar as dinâmicas de trabalho colaborativo a partir do uso de ferramentas de Internet.

Grito Ambiental: Debate sobre o Rio Uberabinha - Biodiversidade, Cultura e Economia
O Grito Ambiental finaliza a programação do Observatório FDE na quinta-feira, 17 de março, com um bate papo no anfiteatro B do Bloco 5O da UFU, a partir das 19 horas, sobre o Rio Uberabinha, focando em Biodiversidade, Cultura e Economia. A mesa conta a participação de Gustavo Malacco, da ONG Angá e Umberto Tavares, do Paiol Cultural, trazendo uma reflexão ampla para a preservação do rio que banha a cidade de Uberlãndia e seus impactos no desenvolvimento sustentável da cidade.

O Luminoso - Cinema Livre | Bairro Presidente Roosevelt
No sábado, 19 de março, O Luminoso - Cinema Livre, cineclube do Coletivo Goma em parceria com a Central Única das Favelas - CUFA Uberlândia, Periferarte, Programa Cine Mais Cultura e Ação Mídia in-Formação do Programa Conexões de Saberes chega ao bairro Presidente Roosevelt com a exibição gratuita do longa metragem "O Contador de Histórias", de Luis Villaça a partir das 14 horas, na sede da Fundação de Aprendizagem e Desenvolvimento Social do Menor (FADESOM), localizada na Rua Osmar Sales Monteiro, 360.

Grito EnCena
O Grito EnCena promove a circulação de artistas cênicos durante o Grito Rock. Em Uberlândia, a ação acontece no bloco 3M do Campus Santa Mõnica da UFU, no sábado, 19 de março, a partir das 19 horas, com o espetáculo "Objetos Sólidos", do Coletivo Teatro da Margem, de Uberlândia. Nas noites de sexta (18) e sábado (19) ainda acontecem intervenções no Vinil Cultura Bar, a partir das 20 horas.

ExpoGrito
A ExpoGrito é a exposição itinerante do Grito Rock que tem percorrido dezenas de cidades durante o festival integrado. Artistas de vários cantos do país tiveram obras selecionadas, entre eles, Lucas Lopes e Luiza Guedes, de Uberlândia. A exposição acontece durante os shows no Vinil Cultura Bar, na sexta (18) e sábado (19), a partir das 20 horas.

Lançamento OrFEL Zine
Durante o Grito Rock, a Fora do Eixo Letras, frente de literatura do Circuito Fora do Eixo, está fazendo o lançamento nacional da primeira edição de seu fanzine, o OrFEL, que possui poesias de escritores das cinco regiões do Brasil, entre eles, Leon Aguar e Luis Fernando Resende, de Uberlândia. Durante as noites no Vinil, serão declamados poemas nos intervalos dos shows e distribuídos exemplares pela Banquinha Goma/Fora do Eixo.

Banquinhas
As noites de sexta (18) e sábado (19), no Vinil Cultura Bar, contarão com banquinhas de CDs, roupas e acessórios do Goma/Fora do Eixo, Incêndio Shop, Las Ticas e Entrelinhas Customizadas, todas inscritas na campanha nacional do Grito Rock "Monte sua Banquinha". A Banquinha Goma/Fora do Eixo ainda vai sortear 3 kits pelo Twitter (@BanquinhaGoma) contendo ecobag, CDs das bandas Dom Capaz, Dead Lover's Twisted Heart e Lupe de Lupe, exemplar da revista Noize, camiseta Fora do Eixo e livro "Veja-se em Mim", de Igor Gonçalves.

Grito.DOC
O maior festival integrado do mundo merece um documentário que relate esse momento histórico de integração. O Grito.DOC é um registro colaborativo do Grito Rock dividido em dezenas capítulos gravados cada um em uma cidade diferente. O Grito.DOC Uberlândia vai retratar a integração das artes durante a edição local do festival. os capítulos já estão sendo lançados Brasil afora e podem ser assistidos pelo canal do Clube de Cinema Fora do Eixo: www.youtube.com/webtvforadoeixo

Cobertura Colaborativa
Em uma parceria inédita entre o Coletivo Goma e o Curso de Jornalismo da UFU, o Grito Rock Uberlândia conta com 8 equipes de estudantes de Comunicação Social focadas na cobertura, em vários formatos, das atividades do festival. Além disso, o Núcleo de Comunicação do Goma produz diariamente o #DropzGritoRockUdi na Goma TV (www.youtube.com/gomatv) e uma cobertura fotográfica, retratando tudo o que acontece nesses dias de festival. Pelo Twitter, a cobertura pode ser acompanhada pela hashtag #GritoRockUdi. Todo o conteúdo produzido será disponibilizado pelo site oficial do Grito Rock: www.gritorock.com.br

Shows Musicais

O processo de seleção das bandas foi realizada pelo Toque no Brasil, rede social que coloca bandas, produtores, festivais e casas de shows em contato, promovendo a circulação da música pelo país. Mais de 200 artistas de vários lugares do Brasil e da América Latina se inscreveram para o Grito Rock Uberlândia e apenas 8 bandas das mais variadas vertentes roqueiras foram selecionadas. Do pop ao hard, do indie ao garage, eis a programação de shows do Grito Rock Uberlândia 2011:

Sexta 18/03 @ Vinil Cultura Bar (Av. Segismundo Pereira, 1121 - Sta. Mônica)

00h DOM CAPAZ (MG) - www.toquenobrasil.com.br/rede/domcapaz
23h LUPE DE LUPE (MG) - www.toquenobrasil.com.br/rede/lupedelupe
22h SPACE MONKEYS (GO) - www.toquenobrasil.com.br/rede/edimarfilho
21h BYE BILLY (MG) - www.toquenobrasil.com.br/rede/byebilly

Abertura da casa: 20h
Entrada: R$7

Sábado 19/03 @ Vinil Cultura Bar (Av. Segismundo Pereira, 1121 - Sta. Mônica)

00h KILLER KLOWNS (MG) - www.toquenobrasil.com.br/rede/killerklowns
23h VISITANTES (SP) - www.toquenobrasil.com.br/rede/visitantes
22h UTOPIA (MG) - www.toquenobrasil.com.br/rede/bandautopia
21h ULTRASOM (MG) - www.toquenobrasil.com.br/rede/guilhermevidal

Abertura da casa: 20h
Entrada: R$7

Serviço:
Grito Rock Uberlândia 2011
De 15 a 19 de março de 2011
Mais informações:
www.gritorock.com.br
www.foradoeixo.org.br/gomacultural
Victor Maciel - victor@goma.foradoeixo.org.br - (34) 9976 8384
--
Tassio Lopes
Goma - Cultura em Movimento
Circuito Fora do Eixo
34-9207-9793
foradoeixo.org.br/gomacultural
www.foradoeixo.org.br
-- 
farolcomunitario
| rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.