quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

I Festival Nacional de Viola de Cruzeiro dos Peixotos

O I Festival Nacional de Viola de Cruzeiro dos Peixotos é uma realização da Universidade Federal de Uberlândia e do SESC/MG - Uberlândia em parceria com a TV Integração, a produção da Vilola de Nóis Produções e o apoio da Fundação de apoio Universitário (FAU), que pretende expandir e demonstrar para Uberlândia e região a riqueza das culturas caipira e popular brasileiras com utilização do genuíno instrumento, a viola.

O evento acontece em Uberlândia/MG, no distrito de Cruzeiro dos Peixotos, berço (local de nascimento e criação) da dupla Pena Branca e Xavantinho, que tanto contribuiu pra a difusão cultural do país, no Brasil e exterior. Ao produzir o festival em Cruzeiro dos Peixotos, o intuito de seus realizadores é homenagear a dupla e o distrito. No local de montagem do palco (Rua Belizário DIas, n.5, em frente à igreja matriz) será construído o primeiro Memorial da Viola Caipira Pena Branca e Xavantinho.

Em três dias de evento, de 24 a 26 de fevereiro de 2011, serão contemplados 4 estados e 13 municípios brasileiros por meio dos 24 trabalhos selecionados de violeiros (as) e duplas caipiras que concorrerão a 5 mil reais em prêmios, além, é claro, com shows com baluartes do ofício e "novos companheiros de estrada": Tarcísio Manuvéi e Grupo Viola de Nóis, Geraldo Viola e Paranaense, Lucas Reis e Thácio Cândido, Orquestra Viola de Arame, Fernando Sodré, Marcos Violeiro e Cleiton Torres, Luiz Salgado, Alexandre Saad e Juliana Andrade e Jucimara.

Brindamos Uberlândia com esse evento, que se concretiza pela união de empresas e pessoas que se preocupam com o desenvolvimento cultural e social de nosso município e atuam para que o mesmo aconteça.

-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.