quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Divulgado calendário nacional de vacinação para 2011

Já estão definidas as datas das campanhas nacionais de vacinação para 2011. De acordo com calendário divulgado pelo Ministério da Saúde nesta semana, a primeira campanha será em abril contra Influenza e Influenza A. "A vacina será trivalente e por isso, vai imunizar contra a gripe comum, que antes era aplicada apenas em idosos, e a gripe H1N1", explicou Maria Aparecida dos Santos, coordenadora do setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde.

Do dia 25 de abril ao dia 14 de maio, pessoas com mais de 60 anos, gestantes, crianças com mais de seis meses e menos de dois anos, trabalhadores da área de saúde e população indígena devem procurar os postos de vacinação para receber a dose. "No dia 30 de abril teremos o dia D e o trabalho será intensificado para atingir o maior número de pessoas. Serão montados postos volantes em locais de grande circulação", disse a coordenadora.

Neste ano, o calendário determinou uma mudança na aplicação da vacinação contra Poliomielite. Antes, era realizada em duas etapas e neste ano, acontece em etapa única. A vacina contra a pólio é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única maneira de erradicar a doença em todo o mundo. No Brasil o último registro foi no estado da Paraíba.

A vacinação contra a Paralisia Infantil será de 6 de agosto a 10 de setembro. A dose será aplicada junto com a vacina Triviral ou Tríplice Viral (sarampo, rubéola e caxumba). "Vamos atender crianças de 1 a 4 anos e 11 meses. A Tríplice é bastante segura e garante proteção de praticamente 100% nas pessoas imunizadas", ressaltou Maria Aparecida dos Santos.

 

Rafael Guimarães e Fillipe Alves | Secom PMU

-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.