sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

SIM realizou mais de 70 mil atendimentos em 2010

Orientar, tirar dúvidas e receber solicitações e reclamações. Esse é o papel do Serviço Municipal de Informação (SIM), que faz parte da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom). Em 2010, o SIM realizou mais de 70 mil atendimentos. Além das ligações telefônicas, o Serviço responde por outros canais de comunicação disponíveis no portal da Prefeitura (www.uberlandia.mg.gov.br): "Atendimento Online", que funciona como chat e o "Fale com o Governo", ferramenta em que a comunicação é feita por e-mail.


Foram mais de 55.377 atendimentos por telefone. Deste total, mais de 17 mil foram solicitações de serviços de manutenção diária na cidade e outras 37 mil informações de telefones de prédios públicos e inscrições escolares", explicou Ângela Maria Artiaga, coordenadora do SIM.


Os bairros que mais solicitaram serviços no SIM foram: Santa Mônica, com 1.875 solicitações, Roosevelt, 877, Martins, 678, Centro, 637, Brasil, 584, Tibery, 572 e Cidade Jardim, com 485 ligações.


"Grande parte das ligações é para tapa buracos e notificação de donos de lotes vagos para a limpeza. Além disso, temos uma quantidade significativa de ligações de denúncias de invasões de áreas públicas, pedidos de fiscalização de poluição sonora, corte ou poda de árvores, desentupimento de bueiros e nivelamento no asfalto", contou a coordenadora.


Em 2010, o SIM contabilizou 16.342 atendimentos on-line. Pelo chat, 12.742 pedidos, a maioria, informações sobre matricula escolar. O "Fale com o Governo" recebeu em média 300 solicitações por mês.


Todas as solicitações de serviços ou reclamações são repassados às secretarias ou autarquias pertinentes e acompanhadas até a resolução. "Nós temos um compromisso com o cidadão. Depois de tudo isso, entramos em contato e esclarecemos sobre o andamento ou execução do serviço", concluiu Ângela Artiaga.

 

Rafael Guimarães | Secom PMU 

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