quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Livro e DVD "Crônicas Animadas Edição 2010" serão lançados em Uberlândia neste domingo (28)

Cerca de 360 alunos da periferia de Uberlândia, muitos dos quais nunca estiveram em uma sala de cinema, vão assistir na telona aos desenhos feitos por colegas 

 

Após muita dedicação e trabalho, o livro e o dvd Crônicas Animadas estão prontos e serão lançados no próximo domingo (28), no Cinemais Center Shopping.

Ao todo, são 32 histórias escritas e animadas por alunos de quatro escolas da rede municipal de ensino.


Crônicas Animadas surgiu em 2006 e está, agora, em sua terceira edição, atingindo a marca de 300 alunos atendidos. Os participantes frequentam oficinas de literatura, desenho, interpretação de voz, gravações de áudio e animação digital.


O cartunista, Fernando Duarte, instrutor da oficina de animação, que acompanha de perto o trabalho, conta que o que lhe chama mais a atenção é o fato do Projeto trabalhar com crianças que têm pouco acesso às formas de expressão. "No começo, elas ficam tímidas, distantes, mas logo se envolvem e revelam que têm muita criatividade e histórias pra contar", diz.

Outro aspecto relevante para Fernando é o fato de todo esse envolvimento acabar contribuindo para a elevação do desempenho escolar do aluno. "Conhecemos histórias de alunos que melhoraram o seu desempenho e comportamento escolar, ainda que estes não sejam os objetivos do Crônicas Animadas", lembra.


Para Rafael Tannús, coordenador de projetos culturais e educativos do SESC/MG UBERLÂNDIA, é importante medir a evolução do Projeto não só em número de atendimentos, mas, sobretudo, pela qualidade dos trabalhos e pela atuação junto aos professores das escolas atendidas. "Os desenhos animados estão cada vez melhores e os professores das escolas também recebem formação através de cursos de desenho e informática", acrescenta.

 

O lançamento

No próximo domingo (28), haverá duas sessões de cinema para exibição das crônicas animadas, ambas abertas ao público.

Nove ônibus levarão para o cinema cerca de 360 alunos das Escolas Municipais do Bairro Shopping Park, Profª Stella Saraiva Peano, Odilon Custódio Pereira, Profª Olga Del Fávero e Algar Transforma.

Cada aluno participante do Projeto levará para casa um livro e um DVD com as Crônicas Animadas Edição 2010. Outros 500 livros serão entregues às bibliotecas escolares da cidade e de outras regiões de Minas Gerais através do SESC.

O Projeto Crônicas Animadas é uma realização do SESC/MG UBERLÂNDIA e Secretaria Municipal de Educação / CEMEPE / Núcleo de Tecnologia e Educação. Conta também com o apoio do Instituto Algar, através da Lei Estadual e Municipal de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

 

Lançamento livro e DVD Crônicas Animadas Edição 2010

dia 28/11 – 1ª sessão: 8h30 / 2ª sessão: 9h30

Cinemais Center Shopping

www.cronicasanimadas.com.br 

 

Michele Borges | Ciclo 

-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.