quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Uberlândia sedia etapa do Circuito Mineiro de Fruticultura

Uberlândia recebe nesta sexta-feira (17), a última etapa do Circuito Frutifica Minas. O evento será realizado n auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo Municipal, das 8h às 16h.

 

O Circuito Frutifica Minas foi criado para aumentar a produção e melhorar a qualidade das frutas em Minas Gerais e já passou por quatro regiões do Estado. É promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) em parceria com a Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento.

 

Serão discutidas oportunidades de mercado, defesa fitossanitária, o mercado institucional da região com foco para a merenda escolar e o programa municipal de aquisição de alimentos. São esperados mais de 190 produtores rurais, técnicos da Emater, da SMAAB e estudantes da região.

 

 "Os participantes poderão entender a fruticultura como uma alternativa para o produtor rural. Diversificando a atividade econômica, ele pode garantir o equilíbrio financeiro da propriedade durante todo o ano sem ver sua produção afetada pelos altos e baixos da variação da economia de mercado", explicou Walkíria Borges Naves, secretária municipal de Agropecuária e Abastecimento.

 

Ainda de acordo com Walkíria Naves, além de trazer informações para incentivar a produção de frutas, o circuito serve como aperfeiçoamento para quem já está na atividade. "Esta é uma excelente oportunidade para contribuir com o aumento da produtividade, a redução dos custos de produção e o aumento da renda, já que a fruticultura não exige exclusividade. Pode ser intercalada com a produção leiteira e outras colheitas", disse.

 

Fruticultura em Uberlândia

 

Em Uberlândia, 356 fruticultores produzem anualmente, 60 mil toneladas de frutas em uma área de cerca de 4 mil hectares. "As variedades mais produzidas são a laranja, banana, maracujá, limão e abacaxi. Temos um mercado muito promissor nesta área e, por isso, os produtores precisam conhecer a atividade, descobrir novas e rentáveis oportunidades", finalizou.

 

 

Circuito Mineiro de Fruticultura

Data: 17 de setembro de 2010

Hora: das 8h às 16h

Local: Auditório Cícero Diniz (Av. Anselmo Alves dos Santos, 600)

Centro Administrativo Municipal

 

Confira a programação do evento:

 

8h - Inscrições

8h30 - Abertura

9h – Palestra: "Mercado e Comercialização", com Walkíria Borges Naves, secretária municipal de Agropecuária e Abastecimento

10h30 - Palestra: "Defesa Fitossanitária", com Airton Rigueira Bezerra (IMA)

12h - Almoço

13h30 - Palestra: "Resultados e Aplicações no Campo", com José Darlan Ramos (UFLA) e Ester A. Ferreira (Epamig)

14h45 - Palestra: "Diversificação de Frutíferas como Opção de Mercado", com Ângelo Alberico Alvarenga (Epamig)

16h - Encerramento

 

Secom PMU

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa | www.coletivodeimprensa.jor.br