sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Idosos sofrem mais de cegueira

Próximo ao Dia Nacional do Idoso especialista fala sobre doenças oculares mais comuns entre eles
 
Na próxima segunda-feira (27), será comemorado o Dia Nacional do Idoso. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), classifica-se idoso, pessoas que tenham mais de 60 anos. Parcela da população brasileira que passa de 20 milhões, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 
 
Apesar da vasta experiência de vida e grande sabedoria, nem tudo é positivo nessa fase da vida. O envelhecimento causa mudanças no organismo e algumas doenças. Alterações provocadas pela idade afetando a visão, audição, olfato, paladar e tato.
 
De acordo com André Rangel, oftalmologista membro da Academia Americana de Oftalmologia (AAO), alguns sinais nos idosos podem ser sintomas de que os sentidos não andam bem. "Desinteresse em ver televisão, abandono de atividades que forçam a visão como a leitura, escrita e jogos, e tropeços frequentes podem ser sintomas de perda de visão", afirma.
 
Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), 100% das pessoas que passam de 40 anos necessitam de alguma correção visual. "Após essa idade é recomendável manter um acompanhamento com oftalmologista, para evitar que algum problema na visão se agrave. Nos idosos, as doenças mais comuns que podem provocar a cegueira, são: a Catarata, o Glaucoma e a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)", conta o especialista.
 
Catarata
A Catarata é a maior causa de cegueira curável no mundo, atingindo 48% dos casos, segundo o CBO. 
 
"Ela é caracterizada por uma turvação do cristalino, a lente natural que temos no olho e que é transparente. Quando a catarata aparece a pessoa tem dificuldade para enxergar com nitidez. É como se a visão estivesse embaçada", afirma o médico. 
 
Para tratá-la, o paciente deve submeter-se a cirurgia. 
 
Glaucoma 
A doença afeta o nervo óptico, causando perda da visão. De acordo com a CBO é a segunda maior causa de cegueira no mundo. 
 
"No glaucoma a cegueira acontece da periferia para o centro do campo visual, tornando-se irreversível quando chega ao centro do olho", afirma André Rangel. 
 
O tratamento da doença é feito com uso de colírios prescritos pelo médico e nos casos mais graves cirurgia.
 
Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) 
A DMRI é caracterizada como lesão no centro da retina, provocando perda irreversível da visão.
 
"A Degeneração Macular Relacionada à Idade, como o próprio nome já diz é relacionada à idade. Aparecendo a partir dos 60 anos. Pode aparecer na forma seca ou exsudativa, um dos tratamentos é a aplicação de medicamentos dentro do olho", conta o médico. 
 
Estima-se que essa doença atinge três milhões de brasileiros acima de 65 anos.
 
Aline Morais | Lead 
-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.