quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Culinária é uma das atrações da Feincartes

Não é a toa que a Feincartes é uma das maiores feiras de artesanatos internacionais do mundo. Quem anda pelos estandes no Acrópole se depara não apenas com peças artesanais. Os corredores largos do pavilhão exalam cheiros que enchem a boca d'água. São queijos, salames, sucos, vinho colonial da serra gaúcha, doces portugueses e mineiros, os biscoitos potiguares e os fondues.

Uberlândia também marca presença com a Feira Gastronômica, a mesma que acontece no pátio do Mercado Municipal, na cidade. Pratos de países, como Itália, México, Líbano, Rússia, China, Japão, Espanha, além das iguarias brasileiras, como as comidas mineiras e goianas, enriquecem a Feira que mistura o que o mundo tem de melhor em culinária.  

Na Instância Gaúcha, o comerciante, Pedro Tavares, chama a atenção dos visitantes. Convida a provar do vinho, os queijos, os salaminhos. Uma estratégia que dá certo. "Há quatro anos participo da Feincartes. É muito gratificante conhecer pessoas carismáticas, como as de Uberlândia, e ao mesmo tempo apresentar meu produto, tendo retorno financeiro rápido. Para nós, vale a pena participar e para os visitantes vale ainda mais poder conferir bem de perto o que se tem do outro lado do mundo", disse o gaúcho.

A empresária, Ilda Martins, não perdeu tempo. Experimentou as castanhas do Pará e levou. "A gastronomia é de dar água na boca. Não resisti e estou levando para casa a castanha", contou. Apaixonada por arte, Ilda também destacou a beleza das bolsas de couro. "Não pude deixar de comprar uma", disse.

No estande da expositora, Nilcea Senna, doces de Poços de Caldas. "Temos doces de cidra, batata doce roxa e tantos outros quitutes da tradicional cozinha mineira. Quem passa por aqui, quer experimentar", ressaltou Nilcea.  

Viajando um pouquinho mais longe, encontramos os famosos pastéis de Belém, vindos de Portugal. A empresária, Analú Guimarães, disse ser um dos melhores que já experimentou.   


Serviço

Feira Internacional de Artesanato e Decoração Artesanal (FEINCARTES)

Data: Até domingo / 26 de setembro

Horário: 15 às 22 horas

Local: Acrópole Centro de Eventos

Ingresso: R$ 6,00 (pessoas a partir de 60 anos pagam meia-entrada e crianças até 12 anos acompanhadas dos pais são isentas).

Alitéia Milagre | Serifa 

-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.