quarta-feira, 16 de junho de 2010

I Festival de Teatro de Mobilização Social, em Uberlândia, terá como tema a Dengue

O teatro para conscientizar a população dos perigos da dengue, os principais sintomas e como evitá-la.  Este é o tema do I Festival de Teatro de Mobilização Social no Estado de Minas Gerais, que acontece em Uberlândia (Triângulo Mineiro) nos dias 16, 17 e 18 de junho. Realizado pela Gerência Regional de Saúde de Uberlândia (GRS/UDI) e a Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia, mobilizadores de Uberaba, Araguari, Patos de Minas, Ituiutaba, Monte Carmelo, Patrocínio, Monte Alegre de Minas e Prata participam de uma oficina ministrada pelo diretor, produtor e ator cênico Joney Fonseca. "O principal objetivo é capacitar os municípios e demais Gerências para que possam criar seus próprios grupos de teatro", explicou Fonseca. 

O importante é que o mobilizador seja multiplicador, implante o grupo de teatro e tenha mais uma ferramenta para ensinar de maneira lúdica a população. Segundo Fonseca, o teatro cria uma interação imediata, humana, sem a utilização de veículos intermediários que filtrem a mensagem. 

Além da oficina, no último dia do Festival (18/06), os trabalhadores em saúde e artistas de Uberlândia e região apresentam os espetáculos: "Samambaia e Samanta", "Manuel El El contra a dengue", "Xô Dengue!" e "A Invasão de Dengue". O encerramento será no colégio Nacional e é aberto ao público externo, como professores da rede estadual, municipal, alunos de artes cênicas, pedagogia, profissionais de recursos humanos e comunicação que poderão conhecer mais uma ferramenta de comunicação, educação, mobilização e um trabalho artístico com função social. Foram convidados para acompanharem as apresentações no colégio, os 75 municípios da GRS's Ituitaba, Patos de Minas, Uberaba e Uberlândia 

O Festival é uma realização da Gerência Regional de Saúde de Uberlândia, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e apoio do Colégio Nacional. 

Grupo Saúde em Cena 

Dirigido por Joney Fonseca, o Grupo de Teatro Saúde em Cena foi criado em março de 2007 com o objetivo de ser uma ferramenta de mobilização social e servir de modelo para que outros grupos teatrais fossem criados nas GRS's e municípios. 

O grupo realiza apresentações em escolas, empresas e em eventos sobre saúde. Já foram realizadas 61 apresentações, desde sua criação, totalizando um público de aproximadamente 73 mil espectadores. 

Programação 

I Festival de Teatro de Mobilização Social – Tema Dengue

 

Abertura do evento

Oficina de Teatro 

Data: 16 e 17 de junho

Horário: 08h às 18h

Local: GRS Uberlândia

Endereço: Av. Belo Horizonte, 1084 – Centro Uberlândia

 

Apresentações Teatrais

Data: 18 de junho – aberto ao público

Local: Colégio Nacional

Endereço:  Rua México, 208 – Bairro Bom Jesus

Horário: 14h às 16h

 

"Samambaia e Samanta"

Grupo: A Samambaia Samanta

Temas:  Medidas de prevenção, sinais e sintomas da doença.

Gênero:  Comédia e  Drama

Faixa Etária:  Infantil

Duração: 15 minutos

Sinopse: A dona de casa Gracinha que estava desinformada sobre a Dengue, através das queixas de sua samambaia adquiriu informações sobre medidas de prevenção necessárias para o combate do mosquito transmissor da Dengue. Após as informações da samambaia, Gracinha se interessou em adotar medidas como recolhimento de materiais que acumulam água e favorecem a proliferação do mosquito transmissor da Dengue.

 

"Manuel El El contra a dengue"

Grupo: Saúde Todo Dia

Temas: Sinais e Sintomas da doença

Gênero: Comédia e Drama

Faixa Etária:  Infantil

Duração: 20 minutos

Sinopse: História do menino Manuel que não cuida do quintal, joga lixo por toda parte e, sendo assim o mosquito da dengue vai se proliferar e picar o menino transmitindo o vírus da dengue.

 O grupo existe desde 2008 e já se apresentou em 45 Emeis (Escola Municipal de Educação Infantil) na cidade Uberlândia

 

"Xô Dengue!"

Grupo: Saúde em cena - Araguari

Temas: Medidas de prevenção, sinais e sintomas da doença, automedicação

Gênero: Teatro de Bonecos

Faixa Etária: Infantil

Duração: 15

Sinopse: Devido ao descuido de uma moradora um menino é picado e fica doente. Os moradores então se unem para fazer um mutirão de limpeza e as mosquitas são expulsas da cidade.

 

"A Invasão da Dengue"

Grupo Teatral Di-Ferente – Equipe Vaidoso de Teatro

Uberlândia – Praça São Judas Tadeu – Roosevelt, Centro de Saúde Bairro Nossa Senhora das Graças, EMEI – Luizote

Uberaba – Encontro de Teatro da Cidade 'A"

Araguari – Mostra de Teatro de Araguari

Temas: Medidas de prevenção, sinais e sintomas da doença

Gênero: Comédia

Faixa Etária: Infanto- juvenil

Duração: 30  minutos

Sinopse: A Invasão da Dengue conta a história de um menino que queria ver a Dengue, de tanto ouvir as pessoas dizerem. Deixa garrafas destampadas, pneus e outros objetos para atrair o mosquito. Ignora o conselho de sua mãe e tem a casa notificada por um Agente de Saúde. Vê a Dengue e é picado por ela. Vai até o médico para se tratar. A Dengue aparece e é morta com o fumacê. 

Agência Minas

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa | www.coletivodeimprensa.jor.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.