quarta-feira, 23 de junho de 2010

Campanha de Vacinação Anti-rábica começa na próxima semana na Zona Rural


(Foto: Daniel Nunes)
Começa na próxima segunda-feira (28) a 28ª Campanha de Vacinação Anti-rábica animal, que acontece até o dia 31 de julho. Nesta primeira etapa, as equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vão percorrer a Zona Rural do município. "Devem ser vacinados todos os animais com mais de três meses e a expectativa é imunizar cerca de oito mil cães e gatos", disse Adalberto Pajuaba, coordenador do CCZ.

Neste ano, houve mudanças na produção das doses. "É uma vacina mais segura e de melhor qualidade, que utiliza uma técnica parecida com a da vacina para seres humanos", contou o coordenador.

O CCZ vai disponibilizar para a campanha cinco equipes que percorrerão as fazendas e distritos para aplicar a vacina. "É importante que a população se conscientize da importância de vacinar os cães e gatos e colaborem com os servidores da Zoonoses. A porteira fechada ainda é o maior problema encontrado", ressaltou o coordenador.

Segundo Pajuaba é importante que a comunidade permita a entrada das equipes  sempre que perceber a movimentação dos carros oficiais do CCZ. "Todos os funcionários estão uniformizados e com documento de identificação da Secretaria Municipal de Saúde", explicou.

Em agosto, a Vacinação Anti-rábica será feita em diversos pontos da cidade, entre os dias 9 e 14. Os locais serão divulgados em breve.

Transmissão da raiva

A raiva é transmitida por lambeduras, mordeduras e arranhaduras de animais contaminados com o vírus. Em caso de acidentes e ataques, a orientação é que a vítima lave o ferimento com água e sabão e procure um centro de saúde.
Fonte: Ministério da Saúde
Secom PMU
--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa | www.coletivodeimprensa.jor.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.