sexta-feira, 21 de maio de 2010

Continuam as atividades da Semana Nacional de Museus

Os 16 alunos da Escola Municipal Eurico Silva que participam desde a última segunda-feira (17) de uma Oficina de Animação, concluíram nesta quinta-feira (20) a gravação do áudio, que será utilizado na edição dos vídeos. "Eles fizeram a dublagem de todos os personagens criados por eles durante a semana. Montamos em uma das salas da Oficina Cultural, um estúdio de gravação para captar esse áudio", destacou o professor Animare - Associação de Animadores e Profissionais Relacionados, Marcelo Branco.

            A oficina faz parte das atividades da Semana Nacional de Museus 2010 e foi organizada pelo Museu Municipal. Primeiro, os alunos fizeram uma visita monitorada ao Museu Municipal, foram divididos em duplas e receberam temas propostos para o trabalho: A Transformação da Cidade; Religiosidade; A origem do Museu; O Coreto; O uso da Água em 1902 e hoje; Modos e Costumes de Ontem e Hoje; Preservação do Patrimônio Histórico; e Leis que Vigoravam na Época.

Cada dupla produziu um roteiro de aproximadamente 1 minuto, e com a ajuda do professor fez o storyboard da animação e iniciou os desenhos. "Os alunos utilizaram a mesa de luz para dar vida ao roteiro. Fizeram todos os desenhos quadro a quadro, que serão digitalizados e editados", explicou o professor.

Nesta sexta-feira (21) os participantes da oficina vão conhecer um pouco sobre o processo de edição dos desenhos. "A edição do material será feita em um estúdio profissional e levará cerca de um mês. Usaremos todo o material produzido pelos alunos", contou Marcelo Branco.

As animações serão reunidas em um DVD e distribuídas às Escolas Municipais da cidade. "Além do material produzido pelos alunos, adicionaremos outras animações educativas", disse o professor.

 

Semana Nacional de Museus 2010

 

Várias pessoas e alunos de escolas públicas e particulares visitaram o Museu Municipal durante essa semana e conheceram um pouco da história, como a passagem dos bandeirantes no Sertão da Farinha Podre e a criação da cidade em 1908. "As pessoas aproveitaram a Semana Nacional de Museus para conhecer o acervo do Museu Municipal. Recebemos muitas escolas de ensino fundamental e ensino médio", disse a técnica em assuntos culturais da Secretaria Municipal de Cultura, Regina Ribeiro.

Na sexta-feira (21), para fechar as comemorações da Semana Nacional de Museus, das 13h às 17h, haverá oficinas de desenhos com giz de cera e de monotipia, técnica pela qual se obtêm uma gravura, pintada em superfície lisa e plana, por meio de pressão com a mão. A impressão é única, por isso o nome monotipia.

 

Rafael Guimarães

Secom PMU


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa | www.coletivodeimprensa.jor.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.