quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Vacina contra pneumonia estará disponível a partir do dia 8 de março

A vacina Pneumocócica 10 – valente (conjugada), que a partir do próximo mês estará incluída no calendário básico de vacinação da criança, tem nova data para chegar ao município. A partir do dia 8 de março, a pneumo 10, que combate 10 tipos de pneumonias poderá ser encontrada em todas as unidades de saúde. "Recebemos a Informação do Estado que a entrega das 16 mil doses ocorrerá somente na próxima semana, assim iniciaremos a vacinação no dia 8 de março e não no dia 1º", afirmou Maria Aparecida dos Santos, coordenadora do Programa Municipal de Imunização.

 

A vacina protege contra a bactéria pneumococo, causadora de meningites e pneumonias pneumocócicas, sinusite, inflamação no ouvido e bacteremia (presença de bactérias no sangue), entre outras doenças. Este ano serão aplicadas em crianças com até dois anos, que não foram imunizadas.

 

"Crianças de até 12 meses recebem 3 doses, num intervalo de 60 dias. Após completado 1 ano, recebem a quarta dose. Para crianças de 1 a 2 anos, será aplicada apenas uma dose", explicou Maria Aparecida.

           

            Para vacinar as crianças, os pais devem comparecer a qualquer unidade de saúde munidos do cartão de vacina. "É importante que os pais não percam esta oportunidade, que levem seus filhos para vacinar. É uma vacina que só era encontrada na rede particular, agora passa a fazer parte do nosso calendário. Assim estaremos evitando que crianças sejam internadas com pneumonia", orientou a coordenadora. 

 

Alexandre David

Secom PMU
--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.