quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Parque Linear será entregue à população neste sábado (27)

Foto: Daniel Nunes        

A partir deste sábado (23) quem quiser descansar ou praticar exercícios ao som das águas do Rio Uberabinha, apreciando as belezas naturais do cerrado, pode contar com mais um espaço especial de lazer em Uberlândia. A partir das 9h30, será inaugurada a segunda parte do Parque Linear, trecho que compreende a margem esquerda do rio, entre avenida Getúlio Vargas e Brigadeiro Sampaio, no bairro Jaraguá. "Nossa intenção é fazer com que o Uberabinha volte para o cotidiano da cidade, que passe a fazer parte das atividades de entretenimento dos cidadãos. Afirmo que esta é mais uma importante conquista para a preservação do rio e proporciona aos uberlandenses, uma convivência mais saudável com o meio ambiente.", ressalta o prefeito Odelmo Leão.

 

Idealizado pela Prefeitura Municipal de Uberlândia, em parceria com o Consórcio Capim Branco de Energia (CCBE), o projeto é baseado na recomposição do entorno e no estímulo ao uso adequado do espaço público. Cerca de R$2,3 milhões foram investidos no local, que conta com 100 mil metros de área, 1.150 metros lineares de ciclovia e pista para caminhada, cinco lagos, 1.839,2 metros de calçadas, arborização nativa feita através do plantio de 800 mudas do cerrado e de 90 mil m² de grama, 48 bancos de alvenaria e um posto de apoio (com bicicletário, telefones públicos, equipamentos para ginástica, bebedouros e mapa de localização do parque). Além disso, o espaço está equipado com placas para orientar os visitantes por meio da educação ambiental e para indicar o nome de todas as espécies arborícolas plantadas.

 

Raquel Mendes, secretária de Meio Ambiente, explica que, no sábado (27), em conjunto com a inauguração do trecho, será iniciado o concurso para a escolha de nomes dos lagos que compõem o Parque. "Os principais temas são a fauna e flora. Diversas urnas serão espalhadas pela cidade e todos os uberlandenses poderão escolher. O resultado será revelado dentro em breve", relata.

 

De acordo com a secretária, o objetivo do Parque Linear é recuperar as matas ciliares dentro do perímetro urbano e transformá-las em áreas de lazer, unindo bairros e comunidades. "O parque está muito bonito. Ele possui toda a infraestrutura necessária para atender os cidadãos. Queremos fazer com que a área seja conhecida como um local repleto de cultura, esporte e divertimento, capaz de reunir famílias e pessoas que queiram manter o contato com a natureza", destaca.

 

E apesar da inauguração do trecho, os trabalhos não param por aí. "O projeto do Parque Linear continuará no entorno do rio. Queremos revitalizar a área total da rua Sílvio Rugani até o Anel Viário Ayrton Senna", expõe Raquel.

 

O Parque Linear, que compreende o trecho entre a avenida Getúlio Vargas à Brigadeiro Sampaio, no bairro Jaraguá, possui:

 

* Arborização nativa feita através do plantio de 800 mudas do cerrado e de 90 mil m² de grama;

*100 mil metros de área

*1.150 metros lineares de ciclovia e pista para caminhada

*cinco lagos

*1.839,2 metros de calçadas

*48 bancos de alvenaria

*44 lixeiras (22 para lixo seco e 22 para lixo úmido)

*posto de apoio (com bicicletário, telefones públicos, equipamentos para ginástica, bebedouros e mapa de localização do parque)

*Serviços de infraestrutura, drenagem pluvial, terraplanagem, abertura e pavimentação da via marginal

*Investimento de R$2,3 milhões.

 

Janaína Sorna

23/02/2010

 


Secretaria Municipal de Comunicação Social

Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG

(34) 3239-2684 / 2441 / 2883

 

 

 

 

 

 

 

 




--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.