domingo, 21 de fevereiro de 2010

NBB - Enterradas e 03 pontos abrem o Jogo das Estrelas


Foto: Pedro Reis / Farol ComunitárioVeja mais fotos no álbum NBB/Veteranos


Thiaguinho e Rafael Mineiro, respectivamente, foram os grandes vencedores das competições. Além disso, o Jogo de Veteranos marcou o reencontro com o passado da modalidade
Neste sábado, a Liga Nacional de Basquete (LNB) organizou um congresso técnico com os 14 treinadores dos times que participam do Novo Basquete Brasil (NBB), e com seus respectivos assistentes técnicos. Após esta reunião, o presidente Kouros Monadjemi, os técnicos Lula Ferreira, do Universo/BRB/Financeira Brasília, e Alberto Bial, do Ciser/Araldite/Univille/Joinville, e os jogadores Marcelinho, do Flamengo, e Guilherme Giovannoni, do Universo, participaram de uma entrevista coletiva divulgando o Jogo das Estrelas do NBB. Organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), o NBB é um campeonato que conta com a parceria da Rede Globo e os patrocínios da Eletrobrás, Caixa Econômica Federal e Spalding.

Depois dos encontros com objetivos de evoluir na organização do NBB e promover o evento, o show dentro de quadra teve seu início. A primeira atração da tarde foi o Torneio de 03 pontos, que teve como vencedor o armador Thiaguinho, do Pinheiros/Sky. O jogador desbancou Fernando Fischer, do GRSA/Itabom/Bauru, campeão da edição de 2009 e outros 13 adversários. O atleta da equipe da capital paulista venceu Guilherme Filipin, do Campos do Conde, Sercomtel/Londrina, na grande final, por 18 pontos a 12.

Feliz com a vitória, o armador da equipe da capital paulista contou sobre sua preparação para o evento. "Logo depois que soube da minha escolha para participar comecei a treinar para a competição e essa premiação foi resultado de um trabalho duro", disse. "É uma felicidade muito grande ver o basquete todo reunido neste jogo do NBB. Foi uma honra muito grande participar da competição", completou. Para fechar, o atleta elogiou a organização do Jogo das Estrelas e contou que já havia vencido Fischer em outra ocasião. "Em 2002, participei de um torneio em Araraquara e lá eu ganhei do Fischer", concluiu.

Em seguida, os arremessadores saíram de quadra e deram lugar aos astros das enterradas. O Torneio de Enterradas contou com 15 participantes, entre eles o campeão de 2009, Júlio Toledo, do Palmeiras/Lupo/Araraquara, e o grande vencedor deste ano, Rafael Mineiro, do São José/Unimed/Vinac. Na última fase, quando restavam apenas três participantes, o pivô, nascido em Uberaba, deixou a platéia alucinada quando saltou por cima dos armadores Fúlvio e Matheus, seus companheiros de clube, e obteve 50 pontos.

O jogador chegou à competição como uma incógnita, já que vinha se recuperando de uma lesão. Dentro de quadra, este período inativo parece não ter atrapalhado. O pivô revelou que a torcida lhe inspirou quando entrou em quadra e que observou um de seus rivais durante a competição. "O NBB e todos que organizaram estão de parabéns. Todos os times e atletas participaram e foi uma grande festa", declarou. "Não tinha me preparado, mas quando cheguei à torcida me animou. Eu vi o Toledo pulando e tentei pular os dois (Fúlvio e Matheus). Nunca treinei este tipo de salto", concluiu.

Para concluir as atividades do primeiro dia, grandes jogadores da história do basquete brasileiro e uma equipe de Uberlândia entraram em quadra para o Jogo de Veteranos. Marcel, Chuí, Marcelo Vido, Israel, Maury, Luizão, Cadum, Guerrinha, entre outros, fizeram o público recordar os velhos tempos da modalidade. "É muito legal reencontrar os amigos e poder participar do começo de uma nova era da modalidade. O grande vencedor neste evento é o basquete", disse Marcel, campeão Pan-Americano de 1987. O armador Guerrinha também esteve na festa e falou sobre o evento. "Sinto o basquete com uma energia diferente e isso se deve ao novo momento, que é o NBB. Todos que puderam comparecer participaram da festa", declarou.

O vitorioso no Jogo dos Veteranos ficou com a equipe de Uberlândia, mas, o maior vencedor no Jogo das Estrelas é o basquete brasileiro. Inclusive, neste domingo, às 10h30, as equipes Kanela e Pedroca reúnem todos os craques do NBB para protagonizar uma grande disputa e levantar o público com lindas jogadas. O Jogo das Estrelas está sendo realizado no Ginásio Tancredo Neves, o Sabiazinho, em Uberlândia.

Guilherme Buso | Imprensa LNB

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura