quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

CCZ pede colaboração dos moradores no combate à dengue no Município

Durante todo o ano, o Centro de Controle de Zoonoses realiza diversas ações para reduzir o número de infestações de dengue no município. São cerca de 350 agentes, que diariamente, visitam imóveis de toda a cidade executando o combate ao Aedes Aegypti. "É importante que a população colabore e permita a entrada dos agentes do CCZ nas residências. Esse trabalho é contínuo e só com essas visitas é possível conscientizar os moradores e fazer os levantamentos que norteiam as ações do município", destacou o coordenador do Programa Municipal de Combate à Dengue, José Humberto Arruda, que também orientou a população quanto à identificação dos agentes da Zoonose. "Todos, além do colete da Zoonose, possuem crachás de com foto, que podem ser exigidos pelos moradores no ato da visita", disse. 

"Durante as visitas, informamos à população sobre os cuidados que devem ser tomados. Recolhemos materiais que pudessem acumular água, dentre outras ações. Esse trabalho tem dado resultados, tanto é que estamos conseguindo manter o índice de infestação controlado na cidade", explicou o coordenador do CCZ.

Ações como vedação de caixas de água com pedra ardósia e a parceria com as borracharias e imobiliárias também foram importantes, pois possibilitou visitas a imóveis que estão fechados para aluguel e coletas de pneus, que hoje é uma das melhores do país. O CCZ também realizou o recadastramento dos ferros velhos, e a cada 15 dias é feita uma visita para a aplicação de larvicida e adulticida (veneno usado para matar a larva e o mosquito Aedes Aegypti).

Mas para que o trabalho continue surtindo efeito e o índice de manifestação continue diminuindo cada vez mais, é necessária a participação da população. Que colaborem, não deixando vasilhas, latinhas ou qualquer material que pode acumular água, nos quintais.

Outras ações realizadas pelo CCZ
- Controle de Agravos
- Laboratório de Sorologia e Entomologia
- Controle de roedores
- Controle da raiva animal
- Controle de animais peçonhentos
- Controle de Morcegos


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.