terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Carnaval: Exagero na folia prejudica o ouvido

Volume dos trios elétricos e das músicas pode causar zumbido e perda de audição temporária ou permanente

 

Que o Carnaval é uma das comemorações mais populares do Brasil não é nenhuma novidade. Mas o que poucos sabem é que este período de festas pode causar problemas de saúde, caso o folião não saiba aproveitar com responsabilidade.

Não estamos falando da ingestão de álcool, mas do volume excessivo dos trios elétricos, batuques das baterias e das músicas, que geram poluição sonora que pode causar zumbido e perda de audição temporária ou permanente.

 

De acordo com o otorrinolaringologista Dr. Lucas Patrocínio, do Complexo Hospitalar Santa Genoveva, a intensidade sonora da aparelhagem utilizada nesta época chega a atingir 110 decibéis, o que equivale ao ruído de uma turbina de avião. Este valor é quase 53% superior ao nível máximo tolerável, sem causar danos ao ouvido, que é de 85 decibéis. "Por isso, no dia seguinte à folia, as pessoas podem ter a sensação de perda de audição, de pressão nos ouvido e de zumbido", disse.

 

Para os foliões que pretendem aproveitar os blocos, bailes e trios elétricos, todo cuidado é pouco porque a perda auditiva causada pelo ruído é irreversível. "O folião deve usar protetores auriculares, que diminuem o impacto do barulho nos ouvidos, e manter uma distância mínima de 10 metros do equipamento de som, trio elétrico ou banda", afirmou.

 

No Brasil, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial estima que 15 milhões de pessoas sofrem algum tipo de perda auditiva e que cerca de 350 mil têm surdez total. "Para não se tornar mais um nessa estatística, é necessário cuidar da audição, ou seja, proteja seus ouvidos", disse Dr. Patrocínio.

 

Dicas para uma audição saudável no Carnaval:

- Não fique muito próximo de trios elétricos e caixas de som

- Evite locais de muita poluição sonora

- De vez em quando, afaste-se da concentração de som

 

Lead Comunicação
--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.