terça-feira, 29 de dezembro de 2009

SIM amplia canais de atendimento ao cidadão

O Serviço de Informação Municipal (SIM), uma espécie de call Center que aproxima o cidadão e a administração municipal ampliou os canais de atendimento ao cidadão. O setor assumiu dois serviços do portal da Prefeitura (www.uberlandia.mg.gov.br), disponíveis na página principal: O "Atendimento online", que funciona como chat, no mesmo modelo do MSN e o "Fale com o Governo" ferramenta em que a comunicação é feita por e-mail.

"O SIM atendeu a mais de 50 mil chamados. Com o empenho de todos os servidores, conseguiu dar respostas pontuais para os moradores de Uberlândia, que na realidade são nossos verdadeiros patrões", destacou o secretário de Comunicação, Neivaldo Silva, o Magoo.

Este ano, foram contabilizados 12.367 atendimentos pela Internet, sendo 8.218 on-line e 4.149 Fale com o Governo. Os atendimentos feitos por telefone superaram os do ano passado. Foram 59.174 contra 47.488, 11.686 a mais que em 2008, entre solicitações de execuções de serviços e pedidos de informações.

"A tendência é de que num curto espaço de tempo a internet supere o atendimento telefônico, por causa da facilidade de acesso e a gratuidade, mas um dos motivos que fez com que o fluxo de atendimento aumentasse neste ano foi a preocupação com vírus H1N1", acredita a coordenadora.

O Serviço de Informação fornece informações públicas por meio de um banco de dados em constante manutenção, para que o cidadão possa contar com informações sempre atualizadas. "Foi o caso do vírus H1N1. Passamos por um treinamento e recebemos informações corretas sobre a gripe que ainda preocupa a população. Estamos preparados para atender bem. Isso mostra o quanto podemos nos adaptar as circunstâncias e fazer o melhor", afirmou Ângela Maria.    

Segundo Ângela, as orientações e solicitações de serviços são diversas. "A maioria é referente a serviços de tapa buraco, lote vago, limpeza urbana, rede pluvial e meio ambiente (barulho)", contou.

Ela explicou ainda que as solicitações de serviços ou reclamações são repassados às secretarias ou autarquias pertinentes e acompanhadas até a resolução. "Depois o SIM entra em contato com o cidadão para esclarecer sobre o andamento ou execução do serviço. Foram mais de 12 mil retornos este ano.   

 

Expectativas para 2010

 

O SIM em parceria com as secretarias que tem maior demanda de solicitações pretende diminuir o tempo de resposta aos pedidos. "A meta é atender o mais rápido possível. Isso é um determinação do prefeito Odelmo Leão, que tem trabalhado com as Secretarias, reforçando a importância de garantir o retorno à população o mais rápido possível, levando-se em conta a complexidade de cada caso", disse Ângela Artiaga.

Caso tenha alguma dúvida, reclamação, sugestão ou crítica, basta ligar (34) 3239-2800 de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, ou acessar o portal (www.uberlandia.mg.gov.br).

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.