sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Próximo Passo forma mais de 500 beneficiários do Bolsa Família em Manaus (AM) e Guarulhos (SP)



Coordenado pela Casa Civil da Presidência de República e realizado pelos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do Trabalho e Emprego (MTE) e do Turismo (MTur), o programa qualificou mais de 2 mil alunos na última semana

 

 

Mais de 100 beneficiários do Programa Bolsa Família de Manaus (AM) e cerca de 450 de Guarulhos (SP) receberão certificados de conclusão de cursos do programa de qualificação profissional Próximo Passo. As solenidades de formatura acontecerão nos próximos dias 21 (segunda-feira), às 14h30 (horário local) e 22 de dezembro (terça-feira), às 9h (horário de Brasília), respectivamente.

Os formandos manauras e paulistas concluíram cursos profissionalizantes para o setor da construção civil, entre eles o de Elétrica Predial, Pintura Predial, Operador de Máquinas, Pedreiro, Azulejista e Auxiliar Administrativo.

Nesta semana, cerca de 300 alunos também se formaram em Contagem (MG) e outros 654 em Campo Grande (MS), distribuídos em 32 turmas. Já em Camaçari (BA), um grupo de 500 beneficiários recebeu certificados na última terça-feira (15).

Na semana passada, em São Paulo (SP), mais 1.080 formandos participaram de cerimônia de entrega de certificados de conclusão de curso e carteiras de trabalho assinadas, para alunos qualificados na área de turismo.

O Próximo Passo é realizado pelos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do Trabalho e Emprego (MTE) e do Turismo (MTur), sob coordenação da Casa Civil da Presidência de República, e em parceria com os governos estaduais e municipais, empresários e trabalhadores. O objetivo é capacitar e inserir os beneficiários do programa Bolsa Família – coordenado pelo MDS - em postos de trabalho gerados na construção civil e no turismo.

A meta é qualificar 146 mil profissionais para trabalhar na construção civil, principalmente para atender às demandas geradas nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Os cursos para formação de pedreiro, azulejista, eletricista, gesseiro, carpinteiro, reparador, pintor, armador, encanador, almoxarifado e auxiliar de escritório são destinados a homens e mulheres maiores de 18 anos e que tenham concluído, pelo menos, a quarta série do ensino fundamental.

Além de Manaus e Campo Grande, participam do Próximo Passo famílias beneficiárias das cidades de Goiânia, Palmas, Maceió, Aracajú, Vitória e São Luís. A exemplo de Guarulhos, Contagem e Camaçari, localizadas em regiões metropolitanas (São Paulo, Belo Horizonte e Salvador, respectivamente), também estão sendo qualificados beneficiários das regiões metropolitanas de Belém, Baixada Santista, Campinas, Fortaleza, Recife, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Os beneficiários do Bolsa Família também serão capacitados na área do turismo. São 26 mil vagas distribuídas pelas 26 capitais e o Distrito Federal, para cursos de garçom, cozinheiro, barman, padeiro, confeiteiro, camareira, arrumador, mensageiro, porteiro, recepcionista, atendente de agência de viagem e auxiliar de eventos.

O Bolsa Família, principal mecanismo de transferência de renda do Governo Federal, atende atualmente a 12,4 milhões de famílias em situação de pobreza.

 

 

Raquel Flores / ASCOM / MDS


SERVIÇO

 

 

Solenidade de formatura do Próximo Passo em Manaus (AM) - Participação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS)

 

Data: 21 de dezembro de 2009 (segunda-feira)

Horário: 14h30 (horário local – 16h30 horário de Brasília)

Local: Auditório SENAI "Arivaldo Fontes" – Av. Rodrigo Otávio, 2.394 – D.I (SENAI Bola da Suframa) – Manaus (AM)

 

Solenidade de formatura do Próximo Passo em Guarulhos (SP) - Participação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS)

Data: 22 de dezembro de 2009 (terça-feira)

Horário: 9h (horário de Brasília)

Local: Teatro do Centro Municipal de Educação Adamastor – Av. Monteiro Lobato, 734 – Macedo – Guarulhos (SP)






--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.