quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Parcerias contribuem para o desenvolvimento da cidade

As parcerias firmadas entre o município e todas as esferas de governo e a iniciativa privada foram fundamentais para ampliar as realizações este ano.  "Ninguém governa sozinho. Graças às parcerias que temos feito conseguimos executar obras importantes em Uberlândia. Alguns exemplos estão na habitação. Com os investimentos nesta área conseguimos reduzir o déficit habitacional e a administração municipal está empenhada em construir o maior número de moradias em Uberlândia, pois este é um compromisso assumido com a população", destacou o prefeito Odelmo Leão.

 

A Caixa é um dos parceiros da Prefeitura. "Quando o prefeito Odelmo Leão tomou posse, nos pediu para participar da confecção de um balanço detalhado, com o intuito de conhecer a real situação de todos os programas do Governo Federal que eram executados em Uberlândia. Graças a esta preocupação, pudemos conhecer o perfil dos beneficiados e as carências que o município tem", disse Luís Carlos Alves, gerente regional de Governos da Caixa Econômica Federal.

 

Foi neste ano que a funcionária pública, Maria Auxiliadora Silva conseguiu materializar o sonho da casa própria. "Saí de Recife há 15 anos em busca de paz, já que lá é um lugar muito violento. Desde que cheguei, vivia em uma casa alugada e em 2005, e acabei me inscrevendo no programa habitacional 'Tchau Aluguel'. Quando recebi a notícia que havia sido contemplada com um imóvel, fiquei extremamente satisfeita. Eu adoro a minha casa nova, a vizinhança e toda a infraestrutura dali", contou. Outras 378 famílias vivem no mesmo bairro, o Jardim Célia, entregue no aniversário da cidade, 31 de agosto.

 

"O Jardim Célia já estava há 20 anos no papel e foi um empreendimento de grande porte, impulsionado pelo próprio Odelmo Leão. Ele resolveu encarar o desafio, pedir um financiamento muito grande junto à Caixa para resolver a situação de diversas famílias e, com isso, mostrou muita garra. Hoje, podemos ver casas de extrema qualidade, um bairro lindo e o mais importante de tudo: vemos uma prefeitura que está fazendo parte dela, que é totalmente parceira da Caixa ", ressaltou Luís Carlos.

 

O gerente regional de Governos da Caixa reforça ainda que a satisfação dos beneficiados não se dá apenas pelos imóveis adquiridos. É reflexo do cuidado que a Prefeitura Municipal dá a infraestrutura dos novos conjuntos habitacionais que cria. "Além das casas novas, próprias e bonitas, as famílias contam com todos os equipamentos sociais necessários, já que a administração se preocupa em assegurar moradias seguras, escolas, creches, transporte público eficaz, postos de saúde e de policiamento. Ela está pensando, agindo e fazendo diferente, está preocupada com o cidadão", expõe.

 

            Para Luis Carlos, as expectativas são as melhores para 2010. "Conseguimos o último documento necessário para realizar o programa 'Minha Casa, Minha Vida' em Uberlândia. Mais 3.600 famílias receberão de presente novas casas", disse Luís Carlos Alves.

 

Segurança

 

"Não podemos aceitar que a população fique refém da criminalidade, por isso, estamos investindo em segurança pública em Uberlândia, através de parcerias com a Polícia Militar, que realiza um excelente trabalho", afirmou o prefeito Odelmo Leão.

 

Lúcia Pinheiro Nunes, dona de casa, mora no bairro Guarani há mais de 20 anos e está feliz com a presença constante dos policiais nas ruas do bairro. "Era muita violência. Quando o prefeito Odelmo Leão ficou sabendo da situação, nos ajudou a trazer mais segurança para cá. Com a chegada do policiamento, tudo melhorou. Passamos a caminhar calmamente pelas ruas e o Guarani voltou a ser cheio de paz novamente", analisou.

 

Segundo o comandante da 9ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP), coronel Dilmar Crovato, relatos como estes são um exemplo de que as ações estão no caminho certo. "Trabalhamos em conjunto com a Prefeitura há cinco anos e já contabilizamos diversas vitórias. Através desta parceria, passamos a ter total apoio para executar programas como o Anjos das Escolas (realizado nas escolas estaduais, municipais, públicas e privadas), que é um trabalho de proteção e de presença ativa no ambiente escolar, fazendo com que a tranquilidade e a segurança pública se estendessem aos pais, professores, adolescentes, crianças e jovens estudantes. Também destaco o apoio da atual administração na locação de imóveis onde foram instaladas companhias da Polícia Militar e postos policiais", considerou.

 

Outras ações foram lembradas por coronel Dilmar Crovato. "O prefeito Odelmo Leão se fez presente na formação de milhares de jovens que passaram pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) e pelo Jovens Construindo Cidadania (JCC). O policiamento de trânsito também foi construído junto à Prefeitura, assim como a implantação de 72 câmeras do programa de vídeo-monitoramento no hipercentro e nos bairros adjacentes da cidade, o que melhorou a circulação de veículos, pessoas e permitiu uma considerável redução nos índices de criminalidade", analisou.

 

O comandante do RISP aproveitou ainda para reforçar os ótimos resultados deste ano. "Posso dizer que 2009 foi vitorioso, assim como os outros quatro anos em que temos um relacionamento mais próximo com a Prefeitura. Tanto os colaboradores da Polícia Militar como os da Prefeitura entenderam o propósito desta parceria, da importância da segurança pública, do bem-estar e da qualidade de vida da comunidade, o que proporcionou os benefícios que podem ser vistos agora", expôs.

 

De acordo com Crovato, foram registrados decréscimos de violência em todos os bairros da cidade. "Expandimos as ações na zona rural, o patrulhamento em Tapuirama e a criação de postos policiais em Martinésia. E a tendência é que em 2010, este apoio do Município aumente, para que continuemos a servir e proteger com efetividade toda a comunidade", finalizou.


Secom PMU

 




--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.