quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Produtos da Merenda Escolar passam por controle de qualidade rigoroso antes de chegar às escolas

A Prefeitura recebeu durante dois anos consecutivos o "Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar" 

 

Todo mês a Prefeitura distribui a merenda escolar em 105 escolas municipais e 34 ONGs. Para garantir que os alimentos cheguem com qualidade até os alunos, há uma fiscalização rigorosa. "Começa pela licitação, um pregão presencial que é exigência do FNDE. Solicitamos aos participantes da licitação amostra dos produtos para serem avaliados pelo Núcleo de Controle de Qualidade da Secretaria de Educação. Os produtos que atenderem às especificações que exigimos no edital, são classificados para participarem do pregão", explicou a coordenadora da merenda escolar da Prefeitura, Julieta Maria Carvalho Santos.


Os produtos são entregues mensalmente nas escolas, obedecendo a um roteiro definido pela Diretoria de Abastecimento e Distribuição (DAD). "Pelo menos 10 dias antes da próxima entrega, as escolas nos mandam um relatório sobre a posição do estoque, e repomos os alimentos de acordo com a necessidade de cada uma. Mesmo com prazo de no mínimo três meses de validade, os materiais devem ser consumidos dentro do mês da entrega. Não há motivo para ficarem parados nos depósitos das escolas", esclareceu a coordenadora da merenda escolar.

   

Julieta Santos informa ainda que quando o fornecedor entrega os produtos na DAD, eles são analisados por uma técnica da diretoria. "Se não estiverem em condições ideais de consumo e dentro dos critérios da nota de empenho, de acordo com especificações como embalagem, limpeza e aspecto dos produtos, são devolvidos imediatamente para a troca", afirma.


Para atender mais de 53 mil alunos, a DAD estoca mais de 15 itens de gêneros básicos. Os perecíveis como frutas, verduras, carnes e ovos, são entregues pelos fornecedores nas escolas.


 O cardápio escolar é elaborado por nutricionistas e possui a quantidade recomendada para ingestão diária de calorias, proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e sais minerais, que atendam diferentes faixas etárias. "Essas ações levaram a Prefeitura de Uberlândia a receber, em 2007 e 2008, o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar", concluiu.

 

Alitéia Milagre

Secom PMU



--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.