quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Primeiro EcoPonto de Uberlândia será inaugurado hoje


Fotos: Araipedez Luz p10

É hoje, quinta-feira (17), às 16h, a inauguração do primeiro EcoPonto de Uberlândia, que receberá resíduos de construção civil, podas de árvores e lixo reciclado. "É uma data especial, um marco, pois estamos mudando a ideia e os hábitos da população. Trouxemos para Uberlândia uma proposta de acordo com nossa luta de acabar com pontos críticos que acumulam lixo e entulho", afirma Wilmar Ferreira, secretário de Serviços Urbanos. Ele esclarece que não poderá ser descarregado lixo orgânico domiciliar, resíduos de serviço de saúde e lixo industrial no EcoPonto, que fica no bairro Luizote de Freitas, na rua Wilson Gonçalves, esquina com a rua Paulo Margonari.

O EcoPonto funcionará das 7h às 19h, de segunda a sábado, e possui área de 900 metros quadrados, energia elétrica, banheiro, dispensa, varanda, cocheira. A central de recebimento também é cercada com alambrado e forrada com brita. Serão seis caçambas, quatro ficarão disponíveis para o descarte e duas para reserva. Até 2012, a Prefeitura de Uberlândia planeja implantar dez EcoPontos na cidade.

O material será transportado até o EcoPonto por 15 carroceiros cadastrados, que levarão até um metro cúbico de entulho por viagem. Ao chegar, o cavalo é solto da carroça e se tiver material reciclável misturado, o carroceiro terá que fazer a separação, com o auxílio de servidores da Associação dos Recicladores e Catadores Autônomos (Arca). Em seguida, o entulho vai para o Aterro Sanitário e o reciclável para a Arca. Enquanto será feito a descarga do entulho no EcoPonto, o animal ficará na cocheira para se alimentar e beber água. "Tudo é muito organizado e criterioso", explicou Wilmar Ferreira.

"Depois que entregarmos o primeiro EcoPonto, a população poderá avaliar. Vamos ainda melhorar e adequar o que for preciso", conclui Wilmar Ferreira. 

Serviço:
Inauguração do primeiro EcoPonto
Data: 17 de setembro – Quinta-feira
Horário: 16h
Local: Rua Wilson Gonçalves, esquina com a rua Paulo Margonari, no bairro Luizote de Freitas

Encontre aqui um EcoPonto em Uberlândia

Marden Rangel e Alitéia Milagre | Secom PMU