terça-feira, 8 de setembro de 2009

Moradores promovem "Caminhada Lixo Zero"

Evento no Mansões Aeroporto tem o objetivo de conscientizar a população

 

Com o objetivo de zelar pela preservação ambiental e idealizar um espaço limpo e agravável para a convivência familiar, a Associação de Proprietários do Loteamento Mansões Aeroporto (ASPMA) promoverá, no dia 13 de setembro, a "1ª Caminhada Lixo Zero", em Uberlândia (MG).

 

O evento faz parte de uma programação de atividades da "1ª Semana da Árvore". É o pontapé inicial do projeto "Lixo Zero", que tem o objetivo de transformar o  local no mais limpo de Uberlândia.  

 

A ideia é coletar, com sacolas plásticas e luvas, o máximo de lixo possível deixado nas ruas e jardins do loteamento. "Um local com uma enorme variedade de animais, como micos, tucanos, sabiás, bem-te-vis, sanhaços, beija-flores e periquitos, que visitam e habitam nossos quintais, merece estar constantemente limpo", detalhou Thogo Lemos, presidente da Associação de Moradores.

 

A caminhada terá início na Praça dos Araújos. Serão coletados papéis, latas e plásticos jogados pelas ruas. "Uma demonstração de que é possível habitar e preservar o meio ambiente", explicou.

 

Meio ambiente

 

A produção de lixo sem limites causa impactos no meio ambiente, sendo necessários estudos e alternativas que diminuam a degradação dos recursos naturais. A todo o momento nos deparamos com o crescimento desordenado das cidades e a falta de uma conservação adequada do ambiente, o que geralmente ocasiona danos à natureza. Isso é acentuado pelo acúmulo de lixo jogado nas ruas.

 

Com isso, é fundamental a conscientização para que o problema não se agrave. A conscientização de cada um em pequenos hábitos é fundamental para a redução do lixo e para uma melhor qualidade de vida.

 

Além de promover a consciência do público interno e de toda a cidade, a Associação de Moradores realiza várias ações de recuperação e preservação da natureza local.

 

A "Semana da Árvore" acontece de 13 a 20 de setembro no loteamento Mansões Aeroporto. A realização é da Associação de Moradores, em parceria com o Instituto Ipê Cultural e a Uniube. "Através do Programa Institucional de Atividades complementares que envolve professores e alunos nos projetos, propomos, acompanhamos, documentamos e executamos ações, como as realizadas no loteamento", explica o professor universitário Edimilson Campos.  

 

PROGRAMAÇÃO

 

Data: 13/09/2009 (Domingo)

09h00 - Reinstalação do equipamento de Coleta Seletiva

09h30 - Caminhada Lixo Zero – saída da Praça dos Araújos para uma caminhada pelo loteamento coletando latas, papéis, plásticos jogados pelas ruas

 

Mansões Aeroporto

 

O loteamento Mansões Aeroporto, designado Zona de Preservação Parcial pela Lei Municipal de Uso e Ocupação do Solo, é um exemplo de luta pela cidadania e pela preservação ambiental em Uberlândia. Localizado a poucos minutos do centro, possui uma área de 42 alqueires, um verdadeiro refúgio para a vida animal e ao meio ambiente.

 

Lead Comunicação – Assessoria de imprensa parceira
www.leadcomunicacao.com.br

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.