segunda-feira, 13 de julho de 2009

William Alvorada conhece o "Projeto Ver – Enxergando o Futuro"




Fotos: Renato Cury


Vereador solicita estudos na Câmara para ampliar o benefício para mais crianças

O Vereador William Alvorada – PDT, conheceu neste sábado dia 11/07, no período da manhã, o Projeto Ver – Enxergando o Futuro, no Ambulatório Oftalmológico* promovido pelas Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, em parceria com a Ótica Lynx e seus laboratórios. O projeto Ver, em sua 3ª edição, visa beneficiar através da doação de óculos, crianças carentes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental de escolas municipais, em especial este ano, as Escolas Dr. Gladsen Guerra de Rezende e Profa. Josiany França, ambas do bairro Canaã.


Estes alunos, que já fizeram o teste de acuidade visual, 270 apresentaram alguma dificuldade de enxergar, sendo encaminhadas para a consulta, para que uma equipe técnica da Lynx Óptica fizesse a adaptação dos óculos no local em cada criança, como também foi disponibilizado gratuitamente um ônibus para o transporte, para garantir o sucesso do projeto.

O Projeto VER iniciou suas ações em abril, mobilizando patrocinadores e parceiros e no mês de junho foi realizada a triagem oftálmica por agentes municipais de saúde nas duas escolas.


O passo seguinte do Projeto é a montagem dos óculos, pois com as receitas em mãos, a ótica fará o pedido tendo o cuidado de atender as especificações de cada criança, adaptando a armação certa para cada rosto. Segundo Cláudia Valéria, consultora óptica e proprietária da Lynx Óptica "desde o início o objetivo é oferecer óculos que, além de corrigir a visão, atenda as expectativas estéticas das crianças".


William Alvorada, o único representante do legislativo presente neste dia, conversando com os professores, pais, alunos e funcionários envolvidos neste mutirão, declarou a importância que este projeto significa na auto estima e no rendimento dos alunos, "pois muita das vezes a falta de recursos de uma família em adquirir um óculos faz com que a criança se sinta desmotivada para estudar, levando-a à pouca freqüência e consequentemente fazê-la sair da escola".


Disse ainda, "esta iniciativa é um exemplo a ser seguido por outras instituições e órgãos para com o comércio e indústria, para que novas parcerias possam surgir, pois a responsabilidade social é um dever que pode ser dividido por ambas as partes".


Finalizando, "vamos encaminhar uma solicitação à assessoria técnica legislativa da Câmara Municipal para que se possa viabilizar estudos no sentido de se elaborar leis para incentivar mais empresas a participarem deste projeto, no intuito de alcançar um número maior de crianças".


Dr. Genes Silvestre, coordenador do ambulatório oftalmológico, acompanhou o vereador por todas as dependências do órgão, mostrando desde a recepção, passando pelas consultas e posteriormente pelas escolhas dos modelos de óculos de acordo com as características e gosto do aluno.


Em agosto, período de retorno às aulas, está prevista a entrega dos óculos, e para isso será realizada uma grande festa nas escolas com apresentações artísticas e culturais dos alunos, com lanches, sorvetes, brincadeiras, envolvendo as crianças e familiares.


*Av. Rondon Pacheco, 2.222


Assessoria de Imprensa do Vereador William Alvorada

Renato Cury


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.