sexta-feira, 10 de julho de 2009

Rádio Educadora completa mais de meio século no ar

Emissora sempre se pautou na ousadia e inovação e ajudou a escrever a história de Uberlândia e região

 

A Rádio Educadora AM de Uberlândia, segunda emissora de rádio da cidade, completa no dia 13 de julho , 56 anos de atividades. A emissora surgiu na década de 50 tendo entre seus sócios, o pecuarista João Naves de Ávila, o político Israel Pinheiro, o escritor Mário Palmério, o administrador Moacyr Lopes de Carvalho, entre outros.

No fim dos anos 60, a família Castro Santos assumiu as cotas dos fundadores e desde então, sob o comando de Ary de Castro Santos, a Educadora se transformou em sinônimo de prestação de serviço, entretenimento e endereço do mais tradicional jornalismo da cidade e região.

É a "emissora mãe" da Rede Mineira de Rádio e Televisão – Grupo Paranaíba, que por conta do ideal de Ary de Castro Santos, fez nascer em 1977 a Paranaíba FM, a primeira emissora de frequência modulada de Uberlândia e em 1978, a TV Paranaíba, primeira emissora de TV totalmente em cores de Minas Gerais e a primeira do interior brasileiro a operar com a recepção via-satélite.

Em 1974, anos antes das emissoras FM, a pesquisa Ibope atestava a massacrante audiência da Educadora, com mais de 77% dos rádios ligados em Uberlândia, ditando comportamentos com programas como "Grande Jornal Falado Educadora", rádio jornal falado detentor do título de utilidade pública conferido pela Câmara Municipal através de lei aprovada no final dos anos 60.

 

Contando histórias de sucesso

Dos estúdios da avenida Afonso Pena, passando pela Bernardo Guimarães até a avenida Professor José Inácio de Souza, onde está desde 1990, junto à Rede Mineira de Rádio e Televisão, a Educadora faz parte de milhares de histórias de sucesso, podendo ser lembrada pelos mais experientes, como primeiro picadeiro de Grande Othelo, primeiro microfone da dupla Pena Branca e Xavantinho, como berço das primeiras estripulias de Moacyr Franco, como palco de Nalva Aguiar, de Nininha Rocha e de centenas de outros nomes da música e dos palcos brasileiros.

Se a Educadora é referência obrigatória da história de Uberlândia, é também marca de pioneirismo ao ser a  primeira emissora da cadeia verde amarela, liderada pela Rádio Bandeirantes para a cobertura das copas do mundo e a partir de 1982, como primeira emissora afiliada à Rede Bandeirantes de Rádio, implantando no Triângulo Mineiro o conceito de rede de rádio via satélite.

Com coberturas ousadas como a escolha de Rondon Pacheco para governar Minas Gerais a partir de 1971, bem como nas eleições de 1996, quando foi o primeiro veículo de imprensa a divulgar 3 horas antes da totalização, a vitória de Virgilio Galassi por 725 votos de vantagem sobre Zaire Rezende na disputa pela prefeitura de Uberlândia, a Educadora é um marco  definitivo na vida da cidade e região.

Ainda nos anos 70 (1973), a Educadora lançou o balcão de empregos, um serviço de oferta de vagas, que atende desde então cerca de 80 pessoas por dia na busca por ofertas de trabalho, documentos perdidos e demais serviços de utilidade pública, o que permite uma matemática simples de mais de 10 milhões de atendimentos ao longo destes 36 anos.

Hoje, a Educadora integra a Rede Jovem Pan Sat, a maior rede de rádio do Brasil e cumpre o seu destino de "Educadora" com a produção do Jornal da Educadora, apresentado de segunda a sábado, das 7h30 às 9h e com uma programação jornalística em sintonia com os fatos da cidade, do Brasil e do mundo, além da mais completa cobertura esportiva do rádio brasileiro.

Marcella Reis /Serifa

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.