quarta-feira, 1 de julho de 2009

Inauguração do Ambulatório de Cardiologia SUS

Ambulatório de Cardiologia SUS do Hospital Santa Catarina e do Centro de Pesquisa Clínica do Instituto do Coração do Triângulo

     No Ambulatório, o trabalho já vem sendo realizado há um ano, mas a inauguração oficial do espaço só vem acontecer agora com a divulgação ampla dos serviços realizados no local. Desde a início das atividades foram atendidos 2 mil pacientes pelo Sistema Único de Saúde na área de cardiologia que foram encaminhados pela Prefeitura de Uberlândia. A expectativa é que a partir de agora esse número de atendimentos aumente em torno de 60 novos procedimentos por mês.

     Já o Centro de Pesquisa Clínica tem vários profissionais da área de cardiologia formados nos melhores centros do país que atualmente contam com 28 de protocolos de pesquisa em andamento. Com a inauguração, Uberlândia se torna referência de pesquisa no mundo todo.

     A cerimônia de inauguração será presidida pela Direção do Hospital Santa Catarina e pela direção do Instituto do Coração do Triângulo e contará com a presença do diretor geral do HCor, Hospital do Coração de São Paulo, doutor e professor Adib Jatene.

     ADIB JATENE

Adib Domingos Jatene é um médico cirurgião torácico, professor universitário e cientista brasileiro.

É um dos fundadores do Instituto do Coração da Universidade de São Paulo, conhecido e respeitado internacionalmente, além das dezenas de inovações no meio médico, como o inventor da operação de Jatene, uma cirurgia do coração para tratamento da transposição das grandes artérias em récem-nascidos.

Jatene foi secretário de Saúde do município de São Paulo e duas vezes Ministro da Saúde, durante o Governo Collor e, a última delas, no governo de Fernando Henrique Cardoso. É membro da Academia Nacional de Medicina.

É considerado "pai" da CPMF.

Adib Jatene também foi fundador do CONEP. A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa é uma comissão do Conselho Nacional de Saúde - CNS, com a função de implementar as normas e diretrizes regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos, aprovadas pelo Conselho.

Kelson Venâncio
Assessor Hosp. Santa Catarina


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.