terça-feira, 28 de julho de 2009

Hospital desenvolve ações pela qualidade de vida

Atividades estimulam bem-estar e previnem problemas de saúde entre funcionários

Estudo realizado na Universidade da Carolina do Norte, EUA, comprovou que o excesso de raiva ou tristeza são fatores que podem desenvolver problemas cardiovasculares.


Durante seis anos, foram avaliados 13 mil homens e mulheres, entre 45 e 64 anos. Quem se irrita com freqüência possui três vezes mais possibilidades de sofrer um infarto do miocárdio do que aqueles que enfrentam as dificuldades com mais tranquilidade.


Segundo o cardiologista Eduardo Veludo esta relação também é apontada em outras pesquisas sobre doenças cardíacas.
"Em um dos maiores estudos observacionais sobre pacientes que tiveram infarto, o estresse ligado à vida pessoal, trabalho, aspectos financeiros, perda de pessoas queridas e sensações de depressão, quando analisados em conjunto, estavam mais presentes do que o excesso de peso", revela.


"A relação entre o estresse e as doenças cardiovasculares não pode ser explicada de maneira simples, provavelmente envolve dentre outros
fatores, aspectos imunológicos e ligados a atividade inflamatória nos tecidos", justifica Veludo.


Combate ao estresse


No Triângulo Mineiro, o Santa Genoveva Complexo Hospitalar desenvolve ações com objetivo de aumentar a auto-estima, qualidade de vida e satisfação pessoal dos funcionários.


De acordo com a gerente de gestão de pessoas, Josilene Carvalho, as atividades foram implementadas após a realização de uma pesquisa de satisfação aplicada entre os colaboradores. "Por meio do resultado, podemos perceber quais eram as necessidades de cada setor. Mesmo antes de reaplicar a pesquisa já percebemos melhorias nos relacionamentos", relata.


Veludo, diretor presidente do Santa Genoveva Complexo Hospitalar, reforça que as ações implementadas no hospital visam a associação entre a satisfação pessoal e profissional com a qualidade de vida.
"Colocamos em prática um princípio básico de oferecer aos colaboradores condições que possam refletir, sobretudo, na saúde própria. O que seria um paradoxo se não fosse valorizado por uma empresa hospitalar", apresenta Veludo.


"É preciso que cada pessoa sinta-se bem e motivada no trabalho para atender com cortesia e atenção. Afinal, esta receptividade é essencial para confortar aqueles que procuram um hospital que, na maioria das vezes, já se encontram fragilizados", destaca a gerente.


Atividades

Entre as ações desenvolvidas no Santa Genoveva, destacam-se a "Sessão Pipoca" e a "Esprigaestica".


Na Sessão Pipoca, uma vez por mês, os colaboradores são dispensados do trabalho para assistirem filmes, com direito à pipoca e suco natural. O momento é para distração e reflexão, pois os filmes selecionados apresentam verdadeiras lições de vida.


Já a Esprigaestica é o espaço para descanso. Para isso uma sala foi preparada com puffs e TV para que o colaborador que permanece no hospital no horário de almoço possa relaxar e descansar antes de voltar ao trabalho. Além da sala, também é reservado o quiosque para interação entre os departamentos.


Afaste o mau humor


Algumas iniciativas pessoais também são importantes para tornar o dia-a-dia mais prazeroso. Como:

  • Afaste-se dos chatos e dos fofoqueiros. Já as pessoas de alto astral atuam como renovadoras de energia.
  • Rir de si mesmo é um ótimo remédio. As dificuldades são encaradas sob uma nova perspectiva quando existe bom humor.
  • Esclareça os fatos que o incomodam. Acumular raivas e mágoas pode provocar tensões ainda maiores. Um diálogo franco e tranqüilo pode ser a melhor saída.
  • Dê um tempo para si mesmo. Assim você irá entender suas emoções e se reestruturar para lidar melhor com as situações.
  • Cante. Cantar ajuda a liberar emoções, além de ser um ótimo exercício respiratório.
  • Faça coisas prazerosas. É importante realizar diariamente coisas simples que dêem prazer.
  • Fazer exercícios. Praticados regularmente, eles estimulam a produção de endorfina, substância responsável pela sensação de bem-estar e por outros benefícios para o corpo.

Lead Comunicação – Assessoria de imprensa Santa Genoveva Complexo Hospitalar

www.leadcomunicacao.com.br


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura