segunda-feira, 22 de junho de 2009

Ícones franceses se encontram na The House

Artista uberlandense Charles Chaim busca inspiração na cultura da França

 

Brigitte Bardot, Édith Piaf e Yves Saint Laurent na mesma exposição. Não, não estamos em Paris, num ano qualquer da década de 60. A missão de unir os três ícones franceses coube ao artista plástico uberlandense Charles Chaim. Partindo do tema "O ano da França no Brasil", Charles Chaim recebeu, há dois meses, o convite dos empreendedores Danillo Camargos e Diogo Lage para pintar os quadros que decoram os ambientes da II Mostra Anual The House, aberta ao público desde o dia 17 de junho até o dia 11 de julho, das 9h às 18h.

 

Danillo e Diogo, proprietários da The House, confiaram no talento do artista de Uberlândia. Trabalhando com acrílica sobre as telas, Charles Chaim se baseou em pesquisas intensas sobre a França e sua cultura. "Não tive dificuldade para me inspirar e realizar um trabalho que compusesse bem com a temática da Mostra The House. Afinal, a França é um país rico culturamente. Um exemplo do que retirei da pesquisa é o movimento Nouvelle Vague, que, saído do cinema, influenciou artistas do cinema, dança e música, nos anos 60", explica o artista.

Charles Chaim, que também expõe quadros de seu acervo pessoal nos ambientes da Mostra e no blog www.artecharleschaim.blogspot.com, seguiu como metodologia o trabalho no computador de fotos com referências francesas para, em seguida, passar a obra para as telas. A essa forma contemporânea de expressão se dá o nome de Pop-Art.

A cultura, a moda, a música e a arte francesa são a inspiração da II Mostra The House para lembrar que 2009 é, sim, o Ano da França no Brasil. De acordo com os idealizadores da The House, Dannilo Camargos e Diogo Lage, a mostra é uma forma de trazer para Uberlândia o que há de mais atual e moderno no conceito de bem estar. "Estamos seguindo com nosso objetivo de redesenhar os ambientes da The House e oferecer as novidades para o mercado. Desta vez, trabalhamos com o tema da França no Brasil, que além de prestar nossa homenagem, nos dá um leque enorme de opções para trabalhar", afirmam.

 

O público poderá apreciar 13 ambientes e soluções criados pelos melhores profissionais do Triângulo Mineiro, promovendo a harmonia entre o homem, meio ambiente, conforto e funcionabilidade. Todos eles seguiram a mesma temática e cada um recebe como título um lugar, um personagem ou ícone francês. A II Mostra THE HOUSE acontece na avenida Francisco Galassi, 1000, bairro Morada da Colina, com entrada gratuita.

Pablo Pacheco / Serifa



--
http://www.farolcomunitario.com.br
rede web de informação e cultura