terça-feira, 30 de junho de 2009

Feira de Produtos Rurais fica até às 19h na praça Cívica da Prefeitura

A Feira de Produtos Rurais está hoje na praça Cívica do Centro Administrativo, com 18 barraquinhas, até às 19h. Quem passar pelo local vai encontrar doces, licores, artesanatos, derivados de cana e culinária do mel, além da galinhada, batata recheada e macarronada. Tudo produzido por artesãos e produtores rurais dos distritos de Uberlândia, dos clubes de mães e dos conselhos comunitários.

A artesã Terezinha Gomes Souza da região que mora há 16 kms de Uberlândia, na região de Terra Branca trouxe na bagagem quitandas, bolos, doces, recheio para a macarronada, entre outros produtos da roça.  "Na fazenda levanto às 5 da manhã para fazer bolos, doces e colher as bananas, jurubebas. Trago tudo o que posso da chácara. O macarrão que será servido, já está pré-cozido. O molho rosé foi feito às 6 da manhã. Um esforço que vale a pena. Volto com pouca mercadoria", disse.  

Levantar cedo para esses profissionais é uma rotina. "Acordei às 4 horas da manhã para colher verduras e folhas fresquinhas. O doce de banana foi feito no fogão a lenha. Olha só, tudo está fresco", mostrou Terezinha Hensing, da região Água Comprida. Ela ressaltou que todos os produtos que vende, da cenoura às conservas, são da horta que tem na chácara.  

Outra empresária rural que não perde a hora é Nilza Helena, da fazenda Douradinho. "Às três da manhã já estou de pé para fazer quitandas, como rosca e biscoito, mas o meu forte mesmo é a fabricação de queijo trança e o doce de leite em barra. Não tenho o que reclamar. Meus produtos são bem aceitos em todas as feiras que participo, há 16 anos. Uns chegam, olham, vão embora, mas depois, acabam voltando. Não resistem, brincou Nilza Helena".   

Segundo o superintendente da Ferub, Carlos Antônio Silva, nos meses de maio e junho todos os produtores passaram por oficinas sobre rotulagem, técnicas de produção e comercialização. "E o faturamento médio faturamento cresceu. Tem produtor que vende em média 1000 mil reais. Até o fim da tarde umas 700 pessoas devem passar pelo local".           

Para fazer parte da Feira de Produtos Rurais, os interessados devem procurar a Secretaria de Agropecuária, de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h, com o Cadastro de Produtor Rural e documentos pessoais. A Feira que acontece todo dia 30 de cada mês, das 10h às 19h, é realizada pela Prefeitura de Uberlândia, por intermédio da Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento; e pela Fundação de Excelência Rural de Uberlândia (Ferub).

Alitéia Milagre

Secom PMU




--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.