segunda-feira, 29 de junho de 2009

Começou hoje a vacinação anti-rábica na zona rural

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Prefeitura de Uberlândia, começou hoje, segunda-feira (29), na zona rural, a 27ª Campanha de Vacinação Anti-rábica Animal. A imunização irá até o dia 31 de julho.

Segundo Adalberto Pajuaba, coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a expectativa é vacinar cerca de oito mil cães e gatos que vivem nas fazendas, próximas a Uberlândia. Serão cinco equipes que trabalharão durante a Campanha, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. As visitas serão em todas as propriedades rurais da região.

Adalberto Pajuaba disse que o maior problema encontrado pelos agentes durante o período de vacinação na zona rural é o acesso às propriedades. "É importante que a população se conscientize sobre a necessidade da vacinação dos animais, pois a raiva é uma doença fatal e a única forma de prevenção é a vacina. Os moradores devem ficar atentos aos horários de visitas dos agentes", alerta.

No mês de agosto a Campanha acontecerá na área urbana e os donos deverão levar seus animais em algum posto de vacinação que ainda será montado. A previsão é que na cidade a imunização ocorra entre os dias 10 e 15.

Conforme informações do Ministério da Saúde, a raiva é transmitida por lambeduras, mordeduras e arranhaduras de animais contaminados com o vírus. Em caso de acidentes e ataques, a orientação é que a vítima lave o ferimento com água e sabão e procure um centro de saúde.

 

Marden Rangel

Secom PMU




--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.