quinta-feira, 28 de maio de 2009

Corrida ganha cada vez mais adeptos

Conheça os inúmeros benefícios desta atividade física e os cuidados para quem quer começar

 

Muita gente conhece a corrida, mas quase ninguém sabe que a prática deste exercício é capaz de queimar até 700 calorias em uma hora. E cada vez mais aumenta o número de adeptos. Muita gente começa sem grandes pretensões e de repente pega tanto gosto pela coisa que quase vira atleta, correndo até maratonas. O gari Ricardo de Melo Rodrigues, 37 anos, de Araguari (MG), corre há 22 anos e é exemplo desta realidade. Começou a correr quando ainda estava no colégio, em corridas estudantis, e hoje participa de várias corridas, já tendo sido inclusive campeão em algumas.

 

Mas antes de colocar o tênis e sair em disparada por aí, fique atento às dicas do ortopedista Daniel Barros, especialista em medicina esportiva do Hospital Orthomed Center de Uberlândia (MG) e defensor deste esporte que se popularizou nos anos 60.

 

 O que fazer antes de correr?


-Check-Up: Não adianta. Antes de correr, qualquer pessoa precisa visitar um médico e se submeter a alguns exames. "A consulta médica é essencial para a prática saudável da corrida. Quem não está disposto a fazer este check-up pode comprometer o funcionamento do seu corpo e acabar ganhando um problema tamanho família. Sobrecarga, enfarte, dores de cabeça, problemas nos pés e pernas são alguns dos sintomas que uma corrida sem acompanhamento médico podem gerar", alerta Daniel.


 -Aquecimento: Sem sombra de dúvidas, alongar-se é importantíssimo. Exercícios para aumentar a flexibilidade muscular promovem o estiramento das fibras musculares e as fazem aumentar o comprimento. De acordo com o ortopedista, o principal efeito dos alongamentos é o aumento desta maleabilidade. "Quando o músculo é estirado, há aumento na movimentação articular, o que aumenta a flexibilidade. Além disso, é importante começar o exercício progressivamente, com trotes leves e de maneira gradual. Quando o praticante quiser terminar a corrida, também deve estar atento a isso e não parar o exercício de uma vez, para não causar fadiga nem reduzir as reservas de energia".

 

-Roupas e calçados: Antes de colocar a indumentária de running, aposente aquele tênis velho e não se esqueça que a roupa é fundamental para otimizar a prática do exercício. "O boné deve ser de aba longa e de tecido especial. Além disso, não se esqueça dos óculos de sol, que precisam ser leves e com armação bem rente ao rosto. As blusas ideais são as cavadas de malha supplex, já que não impedem os movimentos contínuos e oferecem boa sustentação aos membros; os shorts devem ser maleáveis (de elastano) e ter aberturas laterais, já que a compressão diminui a vibração dos músculos e reduz a exaustão", indica Daniel Barros. Para o médico, além disso, o calçado e as meias são essenciais para aperfeiçoar o rendimento. "Como o impacto do peso corporal nas articulações é triplicado na reta e quadruplicado na descida, o praticante precisa ter um tênis adequado para seu tipo de pisada. Só assim, ele não prejudicará o alinhamento de seus joelhos e da coluna, não ganhará bolhas nos pés e problemas nos dedos. E é imprescindível que as meias sejam próprias para corrida e absorvam o suor corretamente", explica o médico.

 

Cuidados

Para o ortopedista, o segredo para um bom resultado com a corrida é a regularidade. Além disso, é importante associar a prática a uma outra atividade como a musculação, que prepara o músculo para correr. "Transforme a corrida em um momento agradável e especial na sua vida. Se o running for realizado ao ar livre, preste atenção nos possíveis buracos para não torcer o pé. Além disso, procure variar os terrenos: ande na grama, no asfalto e na terra de forma alternada, pois os riscos de um problema nas articulações por causa do impacto serão menores", indica Daniel.

 

Mitos e verdades

Ao contrário do que se imagina, correr não faz mal a ninguém. "Alguns dizem que a corrida pode nos fazer envelhecer, causa celulite, dá varizes, prejudica a coluna e pressiona joelho. Se usar o protetor solar, nada acontecerá à sua pele; com os trotes, a celulite vai para o espaço; a atividade é capaz de melhorar o retorno venoso e prevenir aquelas veias aparentes e incômodas e a corrida só oferecerá perigo se usar o tênis errado, estiver muito acima do peso ou se tiver problemas ósseos ou articulares", aponta o ortopedista.

 

Por que correr?

  • Ajuda a emagrecer;
  • Queima gordura e calorias;
  • Trabalha os músculos da perna, coxa e quadril;
  • Aumenta a eficiência do metabolismo;
  • Reduz a pressão arterial;
  • Diminui o colesterol;
  • Melhora a circulação e a resistência cardiorrespiratória;
  • Ativa a circulação sangüínea, diminuindo problemas do coração.

 

Dicas para o corredor iniciante:

  • Permaneça em uma postura confortável. O indicado é ficar em uma posição reta, com uma leve inclinação para frente. Nada de ficar com os ombros caídos e com a cabeça pendurada;
  • Relaxe as mãos, braços e ombros, mantendo um movimento rítmico;
  • Olhe sempre para frente, focalizando entre 10 a 20 metros, com a cabeça reta;
  • Movimente a perna de maneira natural a partir dos quadris, sem suspender demais os joelhos e pés;
  • Coloque primeiro o calcanhar no chão e o restante do pé vai descendo naturalmente.

Pablo Pacheco
Serifa Comunicação Integrada / Assessoria de Imprensa – Hospital Orthomed Center

 




--
http://www.farolcomunitario.com.br
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.