quinta-feira, 30 de abril de 2009

Programa Doença Falciforme participa da II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial


Glóbulo Falciforme



O Programa de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme e outras Hemoglobinopatias da Secretaria Municipal de Saúde, sob a coordenação de Clenize das Graças Coelho Resende, fará parte da mesa da II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, promovida pela Prefeitura Municipal de Uberlândia, nos dias 01 e 02 de maio.

A DOENÇA

A doença Falciforme é doença genética e hereditária, causada por anormalidade de hemoglobina dos glóbulos vermelhos do sangue, responsáveis pela retirada do oxigênio dos pulmões, transportando-o para os tecidos. Esses glóbulos vermelhos perdem a forma discóide, enrijecem-se e deformam-se, tomando a forma de " FOICE ". Os glóbulos deformados, alongados, nem sempre conseguem passar através de pequenos vasos, bloqueando –os e impedindo a circulação do sangue nas áreas ao redor. Como resultado causa dano ao tecido circunvizinho e provoca dor. O curso da doença é variável. Há doentes que apresentam problemas com mais freqüência e outros têm problemas esporádicos de saúde.

Geralmente é durante a Segunda metade do primeiro ano de vida de uma criança que aparecem os primeiros sintomas da doença. Exceção é feita nos casos onde o exame de sangue – para detecção da doença – foi realizado já no nascimento ou no berçário. Até atingir a idade escolar é comum a doença se manifestar, é raro isso não ocorrer.

A Anemia Falciforme não deve ser confundida com o traço falciforme. Traço falciforme significa que a pessoa é tão somente portadora da doença, com vida social normal.

O defeito genético constitui basicamente a substituição do Ácido Glutâmico pela Valina na posição seis da cadeia beta da hemoglobina.

Programa de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme e outras Hemoglobinopatias

Contato: 3229-1519 ramal 203 - Clenize das Graças

SCIS

Prefeitura realiza II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial

Nos dias 01 e 02 de maio, a Prefeitura realiza a II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial. O evento será na Câmara Municipal de Uberlândia, no dia 01, às 20h e no dia 2, às 8h. A Secretaria de Cultura/COAFRO, junto ao Conselho Estadual de Participação e Integração da Comunidade Negra, Entidades do Movimento Negro Organizado, dos Movimentos Sociais e da Sociedade Civil pretende avaliar as diretrizes para a implementação do Plano Nacional de Promoção da Igualdade Racial, para fortalecer as políticas públicas na perspectiva de superação das desigualdades raciais.

A proposta da Conferência também é abordar a análise da realidade municipal, estadual e nacional a partir da Política de Promoção da Igualdade Racial; o impacto das políticas de racial. Outros temas inclusos na pauta de debates se referem ao compartilhamento da agenda nacional com o Plano de Ação de Durban e os conceitos de gestão pública, participação e controle social: compartilhando o poder de decisão. Assuntos como cultura, liberdade de culto e combate à discriminação religiosa, educação/emprego e renda também estarão em pauta.

Alitéia Milagre
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Uberlândia / MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.